Notícias

2 de março de 2016

Escola atraiu dezenas de participantes ao IFSC

Aproximadamente vinte e cinco estudantes de graduação das regiões sudeste e nordeste do Brasil participaram da School on Theoretical High Energy Physics – Introduction and current research, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). O principal objetivo desse workshop foi motivar os alunos a conhecer os conceitos e trabalhos relacionados à área de física de altas energias, na qual se estuda fenômenos que provavelmente já existiam no universo primordial e que podem (talvez) trazer respostas sobre a origem do Espaço.

Ao longo de uma semana, esses estudantes assistiram a palestras ministradas pela Profa. Dra. Betti Hartmann (IFSC/USP), que discutiu a gravitação e a relatividade geral; pelo Prof. Dr. Daniel Vanzella (IFSC/USP), que abordou os campos quânticos em espaço-tempo curvo; pelo Prof. Dr. Gabriel Luchini (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES), que falou sobre as teorias de campo e de calibres; pelo Prof. Dr. Jon Urrestilla (University of the Basque Country – Espanha), que dissertou sobre as cordas cósmicas; e pelo pesquisador Vincent Vennin (University of Portsmouth – Inglaterra), que discorreu a respeito da cosmologia. Após cada palestra, os participantes do evento tiveram cerca de uma hora para debater sobre os temas propostos.

PUBLICO_1_500

De acordo com a professora Betti Hartmann, que organizou a Escola, os palestrantes do workshop se destacam em razão de seus trabalhos desenvolvidos neste campo, o que motivou os participantes a discutir e a aprender ainda mais sobre esta área de pesquisa, cujos conceitos não são de fácil compreensão. “Ao longo da semana em que ocorreu o evento, conversei com alguns alunos que elogiaram as ideias expostas pelos pesquisadores”, comentou ela, tendo acrescentado: “Com o fim da Escola, esperamos que os alunos interessados nessa área se esforcem para aprender cada vez mais”.

BETTI_HARTMANN_1_500

Esse evento recebeu o auxílio de uma bolsa no valor de dez mil reais da CAPES*, que permitiu apoiar os alunos participantes em suas viagens e em suas estadias em São Carlos.

Segundo Betti, uma nova edição da Escola, com maior duração, poderá ocorrer no IFSC/USP daqui a cerca de dois anos.

*Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

(Créditos: Imagem 1 – NASA)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..