Notícias

22 de fevereiro de 2016

Radiação nuclear poderá ser utilizada contra o mosquito

De acordo com reportagem publicada recentemente no portal do jornal O Estado de S. Paulo, está agendada para esta segunda-feira (22), em Brasília (DF), uma reunião com especialistas de vários países, na qual será examinada a viabilidade da utilização de radiação nuclear para combater o mosquito Aedes aegypti – vetor do zika vírus e de outras patologias – até os Jogos Olímpicos de 2016. A proposta, idealizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), já havia passado por uma análise nos dias 17 e 18 deste mês, durante um encontro promovido pela AIEA e pelo Ministério da Saúde, também em Brasília.

A estratégia consiste na exposição dos mosquitos machos a raios X e Gamas, a partir de uma tecnologia chamada Sterile Insect Technology (SIT, na sigla em inglês). O contato dos mosquitos com a radiação os tornaria inférteis, impedindo a reprodução do Aedes aegypti.

Apesar de o sistema não utilizar produtos tóxicos, acredita-se que a grande quantidade de mosquitos presentes em áreas urbanas seja um obstáculo para a proposta em questão. Segundo a citada reportagem, “para que isso funcione, os espécimes modificados teriam de ser superiores ao número de mosquitos machos em uma população autóctone em uma proporção de 10 a 20 vezes”.

Embora a AIEA estime que essa estratégia funcione apenas em pequenas cidades, o vice-diretor da Agência, Aldo Malavasi, está otimista. “Se o Brasil soltar um enorme número de mosquitos machos nessas condições, levaria poucos meses para reduzir a população. Mas isso teria de ser combinado com outros métodos”, disse ele ao portal.

Além do Brasil, países como Guatemala, El Salvador, México e Indonésia também estão cogitando aderir à técnica em questão para combater o vetor.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..