Notícias

18 de fevereiro de 2016

Campus USP São Carlos dá as boas-vindas aos novos alunos

ABERTURA-2016-1_200Na manhã do dia 15 de fevereiro, ingressantes da Universidade de São Paulo (USP) e seus familiares e autoridades da USP se reuniram no salão de eventos do Campus USP São Carlos, onde aconteceu a cerimônia de abertura conjunta da XVIII Semana de Recepção aos Calouros – 2016. A iniciativa busca substituir os tradicionais trotes universitários por outras atividades para dar as boas-vindas aos calouros da USP de maneira alegre e saudável.

A mesa de honra da abertura foi composta pelos seguintes docentes: Germano Tremiliosi Filho (diretor do Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP), Carlos Alberto Ferreira Martins (diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU/USP e presidente do Conselho Gestor do Campus USP São Carlos), Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação da USP), Paulo Sérgio Varoto (diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP), Tito José Bonagamba (diretor do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP) e Marco Henrique Terra (prefeito do Campus USP São Carlos).

ABERTURA-2016-3_500

Durante a cerimônia de abertura, o Prof. Antonio Carlos Hernandes destacou a importância da recepção conjunta, bem como o potencial do Campus, que instiga os alunos a compreender, avaliar e a gerar conhecimento, e motiva os estudantes a trabalhar em grupo e a construir o saber. “Na USP, trabalha-se para construir bons cidadãos”, afirmou, acrescentando: “A energia desta juventude nos revigora a cada ano”.

ABERTURA-2016-4_500

Assim como Hernandes, o Prof. Carlos Martins reconheceu a importância da Semana de Recepção aos Calouros da USP. Em sua fala, o diretor do IAU sublinhou a necessidade da USP em contribuir com a sociedade, que mantém a Universidade, que, por sua vez, segundo o docente, é uma instituição que exige um alto suporte financeiro. “É um direito da sociedade esperar um retorno da USP”, disse.

ABERTURA-2016-5_500

Em seguida, o Prof. Paulo Varoto relembrou a carência de bons engenheiros no país. Segundo o docente, além de bons profissionais, a Escola de Engenharia de São Carlos visa à formação de cidadãos com responsabilidade social. “A EESC oferece o suporte necessário para a formação de vocês”, afirmou.

ABERTURA-2016-6_-_500

Durante a cerimônia, o Prof. Alexandre Nolasco falou sobre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, e afirmou que o ICMC/USP espera ser um parceiro dos novos estudantes uspianos, na incessante busca pelo conhecimento. “É um orgulho, para o ICMC, poder participar do processo de formação de cada um de vocês”, comentou, antes de parabenizar os calouros pelo ingresso na USP.

ABERTURA-2016-7_500

Em seu discurso, o diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Tito José Bonagamba, solicitou uma salva de palmas aos novos ingressantes da Universidade de São Paulo. Bonagamba também salientou seu desejo para que esses estudantes alcancem todas as metas almejadas, e conquistem grande sucesso em suas futuras profissões. “Saibam que vocês podem contar com o nosso apoio”, afirmou.

ABERTURA-2016-8_500

Posteriormente, o Prof. Germano Filho destacou o fato da USP ser a única universidade brasileira a integrar o ranking das cem melhores universidades do mundo. Tal característica, segundo o docente, deve se manter através dos esforços dos novos estudantes. Além disso, Germano agradeceu aos familiares dos calouros por terem confiado na Universidade de São Paulo. “Ofereceremos todo o apoio necessário aos seus filhos”.

ABERTURA-2016-9_500

Em seguida, o Prof. Marco Terra parabenizou os novos alunos do Campus USP São Carlos pelo esforço e pela dedicação de cada um. “Sabemos que é duro trazer as pessoas mais bem preparadas à Universidade. Sabemos também que existem aquelas que necessitam de maior apoio, e a USP tem apoiado esses candidatos através de políticas de permanência estudantil”, disse ele, que também falou sobre a preocupação da prefeitura em melhorar cada vez mais a estrutura do Campus, como, por exemplo, a segurança, iluminação etc.

Abertura da Semana de Recepção aos Calouros no IFSC/USP

Já no início da tarde do dia 15, os calouros do Instituto de Física de São Carlos se reuniram no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, onde ocorreu a abertura da Semana de Recepção aos Calouros no IFSC. A Semana nesta Unidade, que se encerra no próximo dia 19 de fevereiro, traz uma programação composta por atividades de integração, gincana esportiva, roda de conversas, confraternizações, e por outros eventos (confira todas as atividades desta Semana, AQUI).

ABERTURA-2016-11_500

Na abertura da Semana no IFSC/USP, o Prof. Dr. Luis Gustavo Marcassa, presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Física de São Carlos, estimulou os alunos a visitar a página da Graduação do IFSC, tendo comentado detalhes sobre a programação do evento em questão. Além disso, o docente relembrou o fato da Universidade de São Paulo ter adotado o SiSU-ENEM* como uma nova alternativa para a seleção de estudantes. “Pelo fato de termos aberto vagas de seleção pelo SiSU, nós estamos passando por um rito de passagem, assim como vocês”, disse aos calouros.

ABERTURA-2016-12_500

Em seguida, o Prof. Tito Bonagamba apresentou uma palestra, onde falou sobre a USP, o IFSC e a atuação de físicos na academia, bem como fora dela. Inicialmente, o docente citou a presença da USP no World University Rankings – 2015 (201-225), tendo apresentado alguns números referentes à Universidade, como, por exemplo, as 120 mil pessoas que compõem a comunidade uspiana. Em seguida, ele discursou sobre o IFSC/USP, onde os pesquisadores trabalham intensamente não apenas com aspectos puramente teóricos e experimentais, mas também com o tripé pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Vinte e cinco por cento de nossos docentes não são físicos, mas sim engenheiros, bioquímicos, biólogos, químicos, farmacêuticos, ou especializados em outras áreas”, disse, tendo destacado, inclusive, os Laboratórios de Ensino do Instituto, que é composto por quinze técnicos e quatro professores, que atuam com física clássica e moderna, biologia e eletrônica analógica e digital.

O docente também ressaltou outras características do Instituto, incluindo a nota máxima (valor sete) com que a CAPES** tem avaliado o programa de pós-graduação do IFSC/USP durante os últimos quarenta e dois anos, a parceria que o IFSC tem com diversas empresas (Embrapa, Faber-Castell, Petrobras, Novartis, Bayer, Braskem, bem como com diversas outras companhias), e o fato do corpo docente do Instituto ser constituído por profissionais tanto do Brasil como do exterior.

No que se refere ao mercado de trabalho de um físico, Tito Bonagamba ressaltou que, além da própria academia, o setor industrial também tem oferecido muitas oportunidades para especialistas com formação em física. Hoje, diversos profissionais que estudaram no IFSC atuam em renomadas empresas, incluindo Microsoft, Toshiba, Bovespa, Philips, UOL, Faber-Castell, Samsung, Itaú, Petrobras, entre outras.

Outros destaques de sua apresentação foram as atividades científicas e culturais promovidas e organizadas pelo Instituto, com o objetivo de estreitar a relação entre a Unidade e a sociedade em geral. Entre essas atividades, o docente destacou o Universitário por Um Dia (1Dia), a Escola de Física Contemporânea (EFC), a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente (realizada no Teatro Municipal de São Carlos em 2015) e a série de Concertos USP – Prefeitura de São Carlos.

ABERTURA-2016-13_500

Após a apresentação do professor Tito, os calouros do IFSC assistiram à aula magna Poeira de estrelas – origem e detecção dos raios cósmicos, que foi ministrada pela Profa. Dra. Manuela Vecchi, que atua no Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do IFSC/USP. Nessa aula, ela rememorou as primeiras descobertas e problemáticas experimentais e teóricas envolvendo os raios cósmicos, tendo abordado o experimento AMS-02, uma colaboração internacional na qual se projetou e construiu um detector de raios cósmicos que está operando há quatro anos, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Pelas 20h, ocorreu – também no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas – a entrega dos prêmios Prof. Horacio C. Panepucci, Paulo Freire e Bernhard Gross. Já no dia 16, além de algumas atividades de integração, show de talentos e da apresentação de uma peça teatral do Grupo Atuando em Psi, os novos alunos do IFSC/USP tiveram um encontro com os coordenadores dos cursos de Física, Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares – a conversa entre os calouros do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e a Profa. Dra. Miriam Cardoso Utsumi (ICMC/USP), que coordena o curso em questão, ocorrerá no dia 25 de fevereiro, no Anfiteatro Novo do IFSC. 

Entrega de prêmios:

PREMIACAO-2016-0_500

A mesa de honra da entrega de prêmios foi composta pelos seguintes docentes do IFSC/USP: José Fabian Schneider, Ana Paula Ulian de Araujo, Luis Gutavo Marcassa, Tito José Bonagamba, Euclydes Marega Junior e Tereza Cristina da Rocha Mendes

Conversa entre coordenadores de curso e calouros:

CONVERSA-COORDENADORES-2016-01_500

A Profa. Tereza Mendes em conversa com alunos da Física Computacional do IFSC

CONVERSA-COORDENADORES-2016-02_500

O Prof. José Schneider em conversa com alunos do curso de Física do IFSC

CONVERSA-COORDENADORES-2016-03_500

A Profa. Ana Paula Ulian em conversa com alunos do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares do IFSC

Aprendizado constante

A campanha desta 18ª edição da Semana, intitulada Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais, ressalta a mistura de velhos e novos conhecimentos, mostrando, portanto, que, embora o conhecimento seja um dos aspectos mais reconhecidos da USP, a Universidade oferece diversos outros elementos capazes de enriquecer o aprendizado de seus alunos. “A vida acadêmica não é só ficar na sala de aula. É participar da vida da Universidade, estar com os professores e com os colegas, frequentar as bibliotecas, participar das atividades esportivas, culturais e acadêmicas. Enfim, tudo isso faz parte da formação do aluno como cidadão”, afirmou Antonio Carlos Hernandes em matéria publicada no portal da USP.

Os membros da universidade têm consciência de que o ingresso em uma instituição de ensino superior é uma etapa importante e uma experiência inédita para grande parte dos calouros. Por isso, de modo a orientá-los nesta fase, a USP lançou o Manual do Calouro, um portal que contém informações sobre calendário acadêmico, localização das unidades, transporte, assistência médica e odontológica, bolsas e auxílios, bibliotecas, restaurantes, atividades culturais e esportivas, intercâmbio, e outros assuntos.

Disque-trote

Com o intuito de receber denúncias de trotes violentos, a USP criou o Disque-trote em 2000. Os calouros que se sentirem vítimas de tratamentos inadequados (incluindo agressão física e moral, bem como outras formas de constrangimento), dentro ou fora dos campi da Universidade, podem fazer denúncias através do telefone 0800-012-1090 (que ficará ativo até o dia 3 de março, sendo que as denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h) ou do e-mail disquetrote@usp.br.

*Sistema de Seleção Unificada/Exame Nacional do Ensino Médio;

**Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..