4 de fevereiro de 2016

Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior é eleito presidente

OSVALDO_SBPMAT_250No dia 29 de janeiro último, o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente do Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

O docente, que presidirá a diretoria executiva da Sociedade no período de 2016 a 2018, é membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), integrante da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, membro do comitê editorial de três revistas científicas e editor associado do Journal of Nanoscience and Nanotechnology.

Assim, Osvaldo Novais sucede o Prof. Dr. Roberto ROBERTO_MENDONA_FARIA_-_AGOSTO_2015_250Mendonça Faria (IFSC/USP), que presidiu a diretoria executiva da SBPMat entre 2014 e 2016.

Atualmente, o Prof. Faria coordena o Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos (IEA/USP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (confira uma entrevista realizada com o Prof. Roberto, no âmbito da SBPMat, AQUI).

Fundada em janeiro de 2002, a SBPMat é uma sociedade científica que tem como objetivo representar a comunidade nacional de Materiais, através de ações que incluem eventos nacionais e internacionais, e de iniciativas que visam à divulgação científica na área de pesquisa em Materiais.

chu-presidencia_250Entre suas atividades, destaca-se o encontro nacional da Sociedade, que ocorre todo ano, em uma região diferente do Brasil. Neste ano, por exemplo, a 15ª edição do evento acontecerá em Campinas (SP). O primeiro encontro ocorreu em 2002, no Rio de Janeiro (RJ), tendo reunido cerca de 400 participantes. Nas edições mais recentes, o evento reuniu aproximadamente 1.500 interessados.

Mensalmente, a SBPMat lança um boletim eletrônico com matérias de divulgação científica, reportagens envolvendo a história e as pesquisas em Materiais no Brasil, e entrevistas com importantes pesquisadores, entre outros conteúdos.

Para conferir a trajetória acadêmica, bem como as experiências e os interesses profissionais do Prof. Osvaldo Novais, clique AQUI.