6 de novembro de 2015

Physics in the Oil Industry

Em 06 de novembro, realizou-se mais uma edição do Colloquium diei no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde o Dr. Austin Boyd, Diretor do Schlumberger Brazil Research & Geoengineering Center (Rio de Janeiro), dissertou sobre o tema Physics in the Oil Industry.

Nesta palestra, Austin falou da indústria petrolífera no Brasil e no exterior, e discutiu o papel da física nesse campo, já que ela tem contribuído para a indústria, por meio do desenvolvimento de técnicas AUSTIN_BOYD_200de ressonância magnética nuclear. Essas técnicas, bem como outras, têm permitido, por exemplo, a criação de sensores e de métodos de processamento de sinais.

Sediado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Schlumberger Brazil Research & Geoengineering Center desenvolve e integra tecnologias que são utilizadas na exploração e produção do pré-sal.