19 de outubro de 2015

Palestra aborda “A Experiência da Comissão da Verdade”

No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre no Teatro Municipal de São Carlos até dia 23 de outubro, numa iniciativa do IFSC/USP, realiza-se no próximo dia 22 de outubro, às 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), a palestra subordinada ao tema O equilíbrio entre os seres humanos e a cidadania: a experiência da Comissão Nacional da Verdade, que será apresentada pelo Prof. Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, Diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

Entre maio de 2012 e dezembro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) investigou as graves violações de direitos humanos ocorridas na história recente do Brasil, especialmente durante a ditadura militar instalada em 1964.

Coordenador da CNV, o professor Pedro Dallari, fará uma apresentação descritiva do desenvolvimento dos trabalhos de investigação e das principais conclusões e recomendações do relatório final entregue à Presidente da República.

Conforme a Comissão apurou, os casos de graves violações de direitos humanos – prisões ilegais, tortura, execuções, desparecimentos forçados e ocultação de cadáveres – foram resultado de uma política de Estado, concebida pelos governos militares e implementada por uma ampla estrutura repressiva, espalhada por todo o território nacional. Seus responsáveis permanecem impunes até os dias de hoje.

O IFSC/USP está realizando estes eventos em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, estes eventos contam com os apoios da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

A entrada para esta palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.