14 de outubro de 2015

Virada Científica da USP

O próximo final de semana (17 e 18 de outubro) será de muita ciência e cultura nas diversas Unidades da Universidade de São Paulo (USP), graças à 2ª edição da Virada Científica, evento de iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU/USP), que trará 24 horas de atividades científicas e culturais em todos os campi da USP.

Virada_cientificaNo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), quatro atividades se inserem na programação da Virada: a exposição “Portinari- arte e meio ambiente”, que tem como objetivo popularizar o acesso às obras do pintor brasileiro Cândido Portinari; a exposição de fotografia e poesias “FACES”, de autoria do militante, músico e fotógrafo Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, resultado de sua viagem a Angola, mais especificamente à aldeia Mana Culele, quando o artista fez o registro dos lugares pelos quais passou, adquirindo o material que gerou a exposição; o curso de treinamento em bases de dados na área de educação (Portal CAPES, Educ@ e Portal MEC); e, finalmente, o já tradicional Show da Física, com demonstrações de experimentos em física, acompanhados de palestras que serão ministradas por professores do IFSC/USP.

Exposição “Portinari- arte e meio ambiente”

Local: Teatro Municipal de São Carlos

Público: Geral

Horário de visitação: das 9 às 21 horas

Exposição de fotografias e poesias FACES

Local: Biblioteca do IFSC/USP

Público: Geral

Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 8 às 22h; sábado das 9 às 12h

Curso de treinamento em bases de dados na área da educação

Local: sala de videoconferência da biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Público: Professores do ensino fundamental e médio de São Carlos e região, e outros interessados

Data: 17/10/2015

Sessões: 10 e 15 horas

Show da Física

Local: Laboratórios de Ensino de Física (LEF)

Público: Professores e alunos do ensino fundamental e médio de São Carlos e região, e outros interessados

Data: 17/10/2015

Sessões: 9, 15 e 19 horas

Todas as atividades da Virada Científica serão gratuitas. Para acessar a programação geral da Virada Científica de outras Unidades da USP, clique aqui.