8 de outubro de 2015

Avaliação da Terapia Fotodinâmica em Células de Melanoma Murino

No início da tarde do dia 08 de outubro, o pesquisador Bruno Andrade Ono, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), ministrou o seminário Avaliação da Terapia Fotodinâmica em Células de Melanoma Murino. O evento foi organizado pelo Grupo de Óptica em sua sala de seminários.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, seis mil novos casos de Melanoma surgiram em 2014. Este é o tipo de câncer mais perigoso, porque tem uma alta taxa de metástase, levando, em muitos casos, ao óbito. Atualmente, o Melanoma é resistente à maioria dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos e, por isso, pesquisadores têm buscado novos métodos de tratamento.

Bruno_Ono_GO_-300Neste contexto, a terapia fotodinâmica (TFD) é uma alternativa ao tratamento, já que tem a vantagem se não ser invasiva. Um dos grandes desafios da TFD é superar a alta produção de melanina pelos melanócitos, que impede a penetração da luz e a ativação do fotosensibilizador.

Neste seminário, Bruno, que é graduado em Ciências Físicas e Biomoleculares, discutiu seu estudo, no qual foi investigada a morte celular do melanoma murino em modelo de monocamada, através da avaliação de viabilidade celular usando diferentes fluências de luz. Além disso, foi observada a captação do fotossensibilizador Photodithazine (PDZ), pelas células melanóticas em diferentes tempos, e a sua co-localização com organelas celulares.