8 de outubro de 2015

Palestra sobre uso dos recursos minerais

No âmbito da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que decorre no Teatro Municipal de São hj-300Carlos até dia 23 de outubro, numa iniciativa do IFSC/USP, realizou-se no dia 7 de outubro último, no auditório do CDCC/USP, a palestra subordinada ao tema Uso dos Recursos Minerais, apresentada pela Profa. Dra. Eliane Aparecida Del Lama, docente e pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC/USP), com uma plateia majoritariamente constituída por alunos do ensino médio de escolas da cidade de São Carlos.

Antes do início da palestra, o educador do IFSC/USP, Herbert João, teve a oportunidade de apresentar aos alunos do ensino médio presentes os inúmeros programas de incentivo e apoio que o Instituto oferece ao longo do ano, como forma de entusiasmar os jovens e de mobilizá-los a ingressar na Universidade de São Paulo e no Instituto de Física de São Carlos, em particular, tendo dado o exemplo de sucesso do programa Universitário por um Dia.

Em sua apresentação, a Profa. Eliane falou sobre como os recursos minerais estão presentes em todos os bens permanentes e de consumo que dispomos, desde a Antiguidade, atendendo a que eles são indispensáveis ao bem-estar, à saúde e ao padrão eliane2-300de vida do ser humano, sendo que muitas vezes a sociedade não identifica esta proximidade.

Já no âmbito da palestra, a enfatizou o fato de que, na Antiguidade, os homens utilizavam os minerais in natura, como, por exemplo, a obsidiana na fabricação de pontas de flecha, ou a hematita como pigmento nas pinturas rupestres. Hoje, devido ao conhecimento acumulado pela evolução humana, é comum utilizar os recursos minerais na fabricação de fertilizantes, ligas metálicas, computadores e celulares, na indústria farmacêutica, em combustíveis e em todos os bens que facilitam a vida e o conforto do ser humano (moradia, saúde, transporte, exploração espacial…): em toda e qualquer atividade que pensemos, lá está o recurso mineral sendo utilizado; na indústria da guerra, inclusive, também estão presentes os recursos minerais.

Os recursos minerais são recursos naturais não renováveis e o seu aproveitamento deve ser feito de forma racional e sustentável. Apreciar estes recursos é também uma forma de apreciar a natureza.

A Profa. Dra. eliane-300Eliane Aparecida Del Lama possui graduação em Geologia, mestrado e doutorado pela UNESP de Rio Claro e Pós-Doutorado pela USP. Em 2001 foi professora substituta na UFSCar e desde 2004 é professora do Instituto de Geociências da USP. É integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa: PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOTURISMO, tem especialização em Conservação da Pedra pelo ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property) e possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia Aplicada, atuando principalmente na preservação da herança cultural, mineralogia e petrografia.

O IFSC/USP está realizando a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).