8 de outubro de 2015

Teatro Municipal de São Carlos recebeu mais um concerto

Integrado na exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, um evento que ocorre no Teatro Municipal rrr-300de São Carlos até o próximo dia 23 de outubro e organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), realizou-se no dia 06 de outubro, nesse mesmo espaço cultural, um concerto com professores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP), com a participação dos Profs. Rubens Russomanno Ricciardi (cravo), Yuka de Almeida Prado (soprano), e José Gustavo Julião de Camargo (viola Caipira).

O programa foi composto pelas seguintes obras: Lição, da autoria de Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1762-1830); os temas, Fantasia e Lição, assinados por José Maurício Nunes Garcia (1767-1830); Beira mar, obra de autor anônimo do folclore do Vale do Jequitinhonha, com arranjo para Viola Caipira de João Paulo Amaral; Suite Matinada / Marruá / Somos que vamos / e Revoredo, da autoria de José Gustavo Julião de Camargo (*1961); Acalanto da Rosa, de Claudio Santoro (1919-1989); A Floresta do Amazonas e Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); Acaso são estes e Uma mulata bonita, de autor anônimo – obras coletadas por Von Martius e Spix Viagens pelo Brasil, 1817- 1820, editadas em Munique (1826), por Theodor yuka-300Lachner; Quem Sabe? – Modinha, de Antônio Carlos Gomes (1836-1896);

A Profa. Yuka de Almeida Prado – graduou-se em Canto pela Faculdade Kunitachi, em Tóquio, onde se especializou também no Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas. É doutora pela ECA-USP e especificamente como camerista, tem apresentado um vasto repertório da canção brasileira e japonesa, assim como as primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil.

Com o violonista Gustavo Costa e como membro do Ensemble Mentemanuque vem realizando apresentações na Suiça, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Em Ribeirão Preto, participou das montagens das óperas Rigoletto, em 2007 e La Bohème, em 2010, como solista. É professora de canto gus-300e do Departamento de Música da FFCLRP-USP e membro do NAP-CIPEM.

No que concerne ao Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, é Professor titular e chefe do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

É compositor, maestro, pianista e musicólogo, graduado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização pela Universidade Humboldt de Berlim. É fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque e da USP-Filarmônica, bem como Diretor artístico do Festival Música Nova Gilberto Mendes. É curador da Temporada de Música de Câmara no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto e das séries Concertos USP – Prefeitura de São Carlos (IFSC-USP) e Direito tem Concerto yuka2-300(FDRP-USP). Sua obra sinfônica Candelárias foi premiada no México.

Por último, José Gustavo Julião de Camargo atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e se formou pela UNICAMP. Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música na Itália nomeadamente, Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso).

É compositor de obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico. É orientador de estruturação musical no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.

O IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, contando com os apoios da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

trio-500