7 de outubro de 2015

Nonequilibrium phase transitons in fluctuating environments

Na última edição do programa Café com Física, que decorreu em 07 de outubro, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. José Abel Hoyos Neto, do Grupo de Física Teórica desta Unidade, apresentou a palestra Infinite-noise criticality: Nonequilibrium phase transitons in fluctuating environments.

Em sua apresentação, o docente falou sobre uma classe de sistemas que apresenta uma transição de fase de não-equilíbrio. Para entender melhor o tema, considere um sistema onde os agentes podem estar doentes ou sadios. Os doentes podem infectar os sadios que estão em contato próximo a uma determinada taxa. Com outra taxa, os doentes se curam espontaneamente. Se a taxa de cura for muito maior que a taxa de infecção, então em algum momento todos ficarão curados e a doença será extinta.

Caso a taxa de cura seja HOYOS-300muito menor que a taxa de infecção, então sempre haverá algum agente doente e a doença persistirá indefinidamente. Há então uma taxa de cura intermediária que dita quando estamos em uma fase ou em outra. Neste seminário, o Prof. José Hoyos explicou que, em um de seus estudos, tem observado como a variação dessas taxas de cura e infecção influenciam o comportamento do sistema perto da transição entre os estados de atividade e não-atividade.

José Hoyos é graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutor, também em Física, pela UNICAMP. Atualmente é docente do IFSC/USP, com experiência em transições de fase e sistemas fortemente correlacionados.