7 de outubro de 2015

Governador nomeia Conselho Técnico Administrativo

O Prof. José Arana Varela foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em simultâneo com a nomeação de três novos membros do Conselho Superior da Fundação, atos que foram já publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 6 de outubro.

O destaque vai para a nomeação do Prof. João Fernando Gomes de Oliveira, docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), como Conselheiro do citado órgão.

O Prof. João Fernando Gomes de Oliveira é engenheiro mecânico, professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

As outras duas individualidades nomeadas igualmente para os cargos de Conselheiros foram, Profs. Carmino Antonio de Souza, Secretário Municipal de Saúde de Campinas e Pedro Wongtschowski, engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O CTA da Fundação constitui sua diretoria executiva, formada pelo presidente, Prof.José Arana Varela, pelo diretor científico, Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, e pelo diretor administrativo, Prof. Joaquim José de Camargo Engler. Com mandatos de três anos e possibilidade de reeleição, os diretores são indicados pelo governador, a partir de listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior.

Já o Conselho Superior da FAPESP é presidido pelo Prof. José Goldemberg, presidente da Fundação, e formado pelos Profs. Eduardo Moacyr Krieger (vice-presidente), Fernando Ferreira Costa, João Grandino Rodas , José de Souza Martins, Maria José Soares Mendes Giannini, Marilza Vieira Cunha Rudge, Pedro Luiz Barreiros Passos e Suely Vilela, aos quais se juntarão agora os três novos conselheiros acima citados.