7 de outubro de 2015

Portinari dentro de cada um de nós

Todos têm uma tela branca imaginária dentro de si. O desafio é saber o Candido_2-200que fazer com essa tela, ou, melhor, como preenchê-la com aquilo que se sente: seja através de um som, de um odor ou de uma leve percepção, de um paladar ou de uma figura real ou imaginária.

O pincel pode ser uma melodia entoada através de um murmúrio, ou de uma fragrância emanada da própria natureza que nos rodeia; a palheta imaginária pode acolher um suspiro envolto numa poesia que ainda está por escrever, com o sabor de um beijo trazido pela brisa do mar; e o cavalete, esse, poderá ser armado no sonho de uma imagem desenhada nas nuvens e erguido na esperança da criação de algo que tenha o condão de despertar aquilo que não se aprende no banco da escola. Inocência, virtuosidade quase angelical e sensibilidade, impõem movimentos leves, mas de alguma forma firmes, contudo receosos, aos dedos ainda infantis de quem tenta, nem que seja por um minuto, incorporar o artista inspirador.

Portinari fauna_e_flora_brasileiras-200não é só um nome, uma assinatura, uma história que perdura no tempo, tudo isso remetendo a um conjunto de obras belíssimas pertencentes a todos nós. Portinari é, acima de tudo, paixão, envolvimento, sutileza, expressão, beleza, inspiração, sensibilidade; contudo, ele deve ser entendido e interpretado como uma fonte educacional inesgotável. A satisfação expressa na face de quem, na flor da idade e com orgulho, se inspira nas obras do imortal artista plástico brasileiro – nem que seja para, respeitosamente, tentar imitar alguns de seus traços -, demonstra o quanto se pode extrair dos ensinamentos e exemplos deixados pelo Mestre, onde sobressai a defesa de valores sociais e humanos… Onde sobressai a… Cidadania!

Conforme é afirmado por João Candido Portinari, Fundador e Diretor do Projeto Portinari e filho do grande artista plástico Candido Portinari, a extensa obra de seu pai é mulher_com_filho_morto-200acima de tudo uma mensagem ética humanística e cidadã (…) Que se eleva contra a violência e as injustiças e clama pela paz, pela fraternidade, pelo espírito comunitário, pelo respeito às pessoas e à vida. A criança tem uma aguda percepção com relação a imagens, toda criança desenha, pinta. A missão do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari é levar a mensagem de Portinari às crianças, aos jovens e ao público em geral, por meio de suas obras e também de seu pensamento, expresso nos textos e poemas que o pintor legou (…).

Para aqueles que têm a responsabilidade de abrir o caminho e de incentivar a arte junto dos jovens, como é o caso de Suely Avellar, Coordenadora do Núcleo de Arte-educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, bem como dos professores e educadores municipais e estaduais que, com visível prazer acompanham seus alunos, e que são apoiados por suas respectivas estruturas, certamente que o sorriso bem esboçado no rosto das crianças e o brilho em seus olhos, após concluírem SUELY300seus trabalhos, substituem qualquer frase ou conjunto de adjetivos que possam ser proferidos. O doce silêncio é a melhor forma de dizer “FANTÁSTICO”. Não interessa onde ou quando uma criança pode pintar ou desenhar algo advindo de sua imaginação ou de sua sensibilidade: pode ser num quarto, numa rua, numa praça, em um jardim, debaixo de uma árvore, perto de um córrego ou no meio de uma avenida de qualquer grande cidade: pode ser numa sala de aula ou… num teatro*. O que interessa é que ela o faça com vontade e que em cada traço seu esteja patente sua sensibilidade, seus sonhos, seus desejos, sua inigualável verdade, tal como se expressou o Mestre brasileiro.

Só assim Portinari estará sempre dentro de cada um de nós, com o passar das gerações!

A marca do pincel na tela

É como a vida,

Ora suave como um sonho,

Ora agreste como a alma sofrida.

As mãos que suplicam,

As feras que rosnam,

As crianças que brincam,

As mães que choram.

As casas que brilham,

As paisagens que enlevam,

As faces que transpiram

Sob as árvores que embalam.

O pincel que rodopia,

Num incessante movimento,

Desbotando a cor vadia

Que envenena docemente

plantando_bananeira-250pescador250

*Visita e trabalhos executados por alunos da Escola Estadual Álvaro Guião (São Carlos) na Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, atividade cultural promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Além dessas parcerias, a exposição conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP). Até ao dia 05 de outubro, esta exposição já recebeu a visita de 1.078 alunos.