25 de setembro de 2015

Campus USP São Carlos realiza XXVIII SIPAT 2015

Entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro próximo, realiza-se, nas unidades do Campus USP São Carlos, a XXVIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Conjunta do Campus USP São Carlos.

Esta ação tem como objetivo conscientizar os funcionários do Campus sobre os cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes de qualquer natureza, garantindo, assim, o bem-estar dos profissionais que, de alguma forma, enfrentam cotidianamente desafios no âmbito profissional e pessoal.

Para Samuel Alvarez, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Instituto e Física de São Carlos (CIPA/IFSC), a expectativa é que cada palestra do evento atraia cerca de oitenta servidores do Campus USP São Carlos. Esperamos que os participantes tenham maior conhecimento sobre os tópicos que serão expostos durante as apresentações. Neste ano, as palestras abordarão temas referentes aos exercícios físicos, à alimentação saudável e à ergonomia*, explica ele, destacando também a importância da SIPAT: Vemos nesta Semana uma oportunidade de oferecer temas relacionados à saúde do trabalhador, visando a prevenção de acidentes e o bem-estar de nossos profissionais.

Nos dias em que houver palestra, os interessados poderão participar do Cantinho da Saúde, no qual uma equipe do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC Paulino Botelho, de São Carlos, estará à disposição da comunidade para medir a pressão arterial e esclarecer questões sobre saúde.

De acordo com Alvarez, a Samuel_Alvarez_SIPAT_2015_250Comissão Organizadora da SIPAT espera que, a cada edição, os participantes possam acompanhar palestras sobre temas atuais que tragam informações relevantes sobre saúde, motivando, assim, mudanças que melhorem a qualidade de vida dos servidores do Campus.

As apresentações desta edição serão gratuitas e abertas a todos. Para conferir a programação completa da XXVIII SIPAT 2015, clique AQUI.

Acidentes no IFSC

Segundo Samuel Alvarez, apenas um acidente (sem gravidade) foi registrado este ano no Instituto de Física de São Carlos. Em 2014, ocorreram dois acidentes (também sem gravidade).

*Área em que se estudam as leis ou normas no ambiente de trabalho.