Notícias

24 de setembro de 2015

Docente discute tsunami, polímeros e quarks

No dia 24 de setembro, na Sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Gabriel Luchini Martins, docente do Instituto de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrou o seminário Tsunami, polímeros e quarks: como a curiosidade de Fermi sobre o tempo criou a física computacional e explicou a (extinta) pororoca.

Os modelos mais realistas dos fenômenos naturais envolvem equações diferenciais com termos não lineares, dispersivos e dissipativos. Em geral, essas contribuições tornam o estudo desses modelos muito mais difícil. Entretanto, existem combinações muito específicas dessas propriedades que produzem um tipo de solução conhecida como soliton.

GABRIEL_MARTINS_250Neste seminário, o docente discutiu os fenômenos naturais e abordou as aplicações de algumas combinações, que vão desde o estudo de materiais magnéticos até o desdobramento de proteínas, comportamento de polímeros e o entendimento da força nuclear forte com os chamados solitons topológicos.

Gabriel Martins é bacharel e mestre em física pela UFES e doutor, também na área de física, pelo IFSC/USP. O docente realizou seu pós-doutorado no Department of Mathematical Sciences da Durham University (Reino Unido).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..