24 de setembro de 2015

Detecção de radiação infravermelha para diagnóstico de tumores

No início da tarde do dia 24 de setembro, a pesquisadora Mirian Denise Stringasci, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou o seminário Detecção de radiação infravermelha para diagnóstico de tumores, um evento que foi organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP, em sua sala de seminários.

Mirian_Stringasci_250O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de morte no mundo. Mais de sete milhões de pessoas morrem anualmente devido à doença. Nesta apresentação, a pesquisadora discutiu um estudo no qual tem investigado o uso da termografia para discriminação de lesões cutâneas, em parceria com o Departamento de Pele do Hospital Amaral Carvalho, sediado em Jaú, São Paulo.

De acordo com Mirian Stringasci, mais recentemente já foi monitorado o tratamento por Terapia Fotodinâmica em 40 lesões de carcinoma basocelular, a fim de prever o resultado da terapia.

A pesquisadora é graduada em Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mestre em Física Aplicada pela USP e doutoranda no IFSC/USP, tendo experiência em terapia fotodinâmica e técnicas de microscopia.