Notícias

28 de setembro de 2015

Novo concerto com a USP – Filarmônica no Teatro Municipal

Realiza-se no próximo dia 30 de setembro, pelas 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, mais um concerto com a USP – Filarmônica, um evento inserido na série Concertos USP – Prefeitura de São Carlos, e que desta vez ocorre em paralelo com outra manifestação cultural de grande impacto que acontece no mesmo espaço cultural, até dia 23 de outubro – a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente -, igualmente promovida pelo IFSC/USP, com o intuito de reforçar a interação entre a Universidade de São Paulo e a comunidade são-carlense.

Neste concerto, os convidados de honra serão o Maestro Felix Krieger, de Berlim, Alemanha, e os solistas, violinista Felix Schwarz, da Universidade de Rostock, Alemanha, e o saxofonista Samuel Pompeu

O programa deste concerto está organizado da seguinte forma:

Ricercar a seis vozes da Oferenda Musical (1747), de Johann Sebastian Bach (orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi);

Concerto para viola e orquestra (2014), de Arturo Pantaleón, com o solista Felix Schwartz;

The unanswered question (1906), de Charles Ives;

Fantasia para saxofone soprano e orquestra (1948), de Heitor Villa-Lobos, com o solista Samuel Pompeu.

No que diz respeito ao maestro convidado – Felix Krieger -, ele é Maestro_Felix_Krieger_2-250natural de Freiburg (Alemanha), tendo estudado na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo. Após dois anos como assistente de Claudio Abbado junto à Filarmônica de Berlim, ganhou, em 1999, o Concurso de Jovens Maestros Europeus em Fiesole (Itália), onde se especializou em regência, como aluno de Carlo Maria Giulini. Atuou ainda como assistente nos festivais de Salzburgo (Wozzeck/ Claudio Abbado) e Bayreuth (Parsifal/Daniele Gatti).

Desde 2003 atua regularmente como maestro convidado da Ópera Estatal (Unter den Linden) em Berlim. No Teatro Comunale di Bologna é igualmente maestro convidado em vários projetos. Já regeu orquestras como Sinfônica Estatal de Atenas, Sinfônica Escocesa da BBC, Sinfônica de Bochum, Filarmônica de Bucareste, Sinfônica de Chicago, Sinfônica Alemã de Berlim, Rádio de Munique, Sinfônica Siciliana, Sinfônica de Shanghai, Câmara de Stuttgart, Bach-Collegium Stuttgart/Gächinger Kantorei e SWR Baden-Baden/Freiburgo.

Em produções operísticas já regeu, na Cidade do Cabo (África do Sul), Berlim, Oslo, Stuttgart, Gulbenkian de Lisboa, Trieste, Gênova, Londres e na Ópera Nacional de Paris. No Brasil já atuou como maestro convidado em Ribeirão Preto (OSRP) e São Paulo (Camerata Aberta). Mesmo dominando os repertórios tradicionais consagrados, Felix Krieger dedica-se especialmente à música contemporânea. Desde 2010 é diretor artístico do Grupo de Ópera Berlinense.

Já o violinista Felix Schwarz, que é aluno de Alfred Lipka, na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim, recebeu dois prêmios no Concurso Internacional de Música em Genebra (Suíça). Felix_Schwarz-300Atuou ao lado de artistas como Daniel Barenboim, Elena Bashkirova, Guy Braunstein, Yefim Bronfman, Giora Feidman, Michael Gielen, Lawrence Foster, Boris Pergamenshikov, NikolajZnaider e Pinchas Zukerman. Seu repertório como solista contempla tanto os concertos clássicos, como modernos (Bartók, Schnittke, Kantscheli, Milhaud, Walton, Coleman e Hindemith).

Apresentou-se em festivais em Jerusalem, Kreuth, Castelo Moritzburgo e Kuhmo. Em trabalho conjunto com Daniel Barenboim (piano) e Matthias Glander (clarinete), gravou o Kegelstatt-Trio de Mozart pelo selo EMI em 2006. Gravou de David Robert Coleman o Estudo Zwiegespräch para viola solo, pelo selo NAXOS, e realizou a estreia mundial do Concerto para Viola de Arturo Pantaléon.

Felix é professor na Escola Superior de Música de Rostock e supervisor de jovens músicos junto à Academia da Orquestra da Ópera Estatal (Unter den Linden) de Berlim.

Finalmente, o saxofonista Samuel Pompeu é natural de Americana (SP) e foi aluno na Escola Municipal de Música de São Paulo e também de Nailor Aparecido de Azevedo (Proveta), Samuel_Pompeu-300Eduardo Pecci (Lambari), Cláudio Leal, Grace Lauren, Roberto Sion, Hudson Nogueira, Nivaldo Ornellas, Dilson Florêncio e Idriss Boudroua.

Participou como músico convidado de concertos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, OSESP, Orquestra Experimental de Repertório, OSUSP, OSB e USP-Filarmônica. Participou de concertos junto a importantes nomes do jazz, tais como Banda Mantiqueira, Tad Nash, Ben Alisson, Ohad Talmor e Bepi Damati (Itália).

Atualmente é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, líder do Samuel Pompeo 5teto, participando ainda da SoundScape Big Band .

Aproveite sua ida ao Teatro para assistir a este importante concerto e visite também a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, uma mostra que tem registrado o interesse de muitas pessoas.

USP-Filarmnica_2-500

Tal como aconteceu nas anteriores edições, este concerto conta com os apoios do Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Marco Antonio Zago, Vice – Reitor, Prof. Vahan Agopyan, Pró-Reitor de Graduação, Prof. Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Bernadette Dora de Melo Franco, Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. José Eduardo Krieger, do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, através do seu presidente, Prof. João Marcos de Almeida Lopes, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Valtencir Zucolotto, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), através do seu Diretor, Prof. Fernando Luís Medina Mantelatto, e, pelo Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Tito José Bonagamba, que em conjunto com o Coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Roberto Mori Roda, continua a assumir a responsabilidade pela concretização deste projeto.

A entrada para este concerto é gratuita, mediante apresentação de convites que estarão sendo distribuídos no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) a partir do dia 25 de setembro, no horário compreendido entre as 08h/17h, ou na bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos, no próprio dia do evento (30).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..