23 de setembro de 2015

Primeiro grupo de alunos visita a exposição

Inaugurada no dia 15 de setembro, no Teatro Municipal de São Carlos Exposio-Portinari-DEd-250“Dr. Alderico Vieira Perdigão”, a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente recebeu a primeira visita de alunos na manhã do dia 21 de setembro.

A mostra, que está sendo promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) em conjunto com outros apoiadores, é organizada pelo Projeto Portinari e coordenada pelo Núcleo de Arte, Educação e Inclusão Social da entidade. O objetivo da exposição é tornar as obras do pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962) mais acessíveis, atraindo e educando, especialmente, a comunidade escolar de São Carlos e região.

Pelas 07h30 da manhã do dia 21, cerca de 20 alunos do ensino fundamental 1 de São Carlos conferiram as obras expostas, tiraram suas dúvidas sobre os quadros do pintor brasileiro e participaram de uma oficina, onde realizaram pintura, frotagem, recorte e colagem, além de outras atividades que estimularam a percepção dos alunos, bem como a interação entre os participantes.

Suely Avellar, principal responsável pela mostra, destacou o grande interesse das crianças pelos quadros expostos. Elas foram muito participativas, fizeram diversas perguntas em relação aos personagens, às cores e às composições, disse ela, que ressaltou o notável interesse dos alunos pelos quadros alusivos ao Rio Tietê (1935) e à obra Retirante (1944).

Assim como Sandra-300Suely, a monitora Sandra Vales, doutoranda em Ciências e Engenharia de Materiais na USP, também comentou sobre a cooperação e interação das crianças. Elas estiveram bastante engajadas durante a oficina, onde puderam entender melhor o processo de criação de um quadro, comentou ela, que monitorou os alunos durante as atividades realizadas na oficina da exposição.

Sueli Esperança Triques, professora que acompanhou os alunos visitantes, conta que sempre estimula o contato de seus estudantes com a arte. Todos os anos, ela leva seus alunos ao Museu Casa de Portinari, sediado na cidade de Brodowski (SP), trabalhando as obras do artista em sala de aula. As crianças gostam muito e sempre acompanham essas viagens, afirmou a Sueli1-300docente.

Anabel Dias, de 9 anos, foi uma das alunas que visitou a exposição e que gostou bastante das explicações sobre as obras de Portinari. Sempre aprendemos sobre ele na escola e na internet. Aqui pudemos ver suas obras. Não foi apenas ela que ficou satisfeita com as explicações de Suely Avellar. Érica Bocelli, de 12 anos, é uma estudante que gosta de desenhar e que ficou admirada com as obras. Gostei bastante da exposição, principalmente da primeira parte, comentou ela, referindo-se aos primeiros quadros apresentados durante a visita.

A mostra, com entrada gratuita, ficará aberta ao público até o dia 23 de outubro, todos os dias entre as 09 e as 21 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, com destaque para os domingos, onde grupos de famílias estão convidados a participar ativamente.