22 de setembro de 2015

Concurso premia startups que apresentam soluções tecnológicas

No dia 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo lançou a primeira edição do concurso Pitch Gov SP, nstartup-gov-ifsc-250o qual estarão sendo selecionadas 15 startups que apresentarem as melhores soluções tecnológicas a 35 desafios nas áreas de Educação, Saúde e facilidades aos cidadãos.

Os desafios foram formulados pelas secretarias da Educação e da Saúde, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade, Acessa São Paulo e Poupa Tempo.

A Secretaria da Educação, por exemplo, busca soluções para a realização de avaliações diagnósticas em formato digital de seus 4 milhões de alunos e para otimizar o serviço de transporte de alunos da rede estadual de ensino, entre os 12 desafios propostos.

O Centro Paula Souza, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 65 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), com 285 mil alunos em 300 municípios, desafia startups a, por exemplo, propor uma solução que possibilite à instituição fazer um registro automático da presença ou ausência dos alunos em sala de aula, de forma a reduzir o tempo gasto com a chamada oral dos professores.

A Saúde apresentou uma lista de 12 desafios, entre eles, como fazer para diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados para garantir o aumento da capacidade de atendimento, entre outros benefícios.

Na área de facilidades ao cidadão, os desafios buscam soluções que permitam melhor disponibilizar os pontos de arrecadação de campanhas de doações, colaborar para que os postos do Acessa SP sejam utilizados para acelerar potencialidades econômicas da comunidade ou, ainda, como integrar os diversos canais de atendimento do Poupa Tempo.

Poderão inscrever-se para participar do Pitch Gov SP pessoas jurídicas de direito privado, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) há menos de cinco anos.

As inscrições iniciaram em 17 de setembro e encerrarão em 18 de outubro. As propostas apresentadas serão avaliadas por cinco comissões – uma para cada área proponente. As soluções selecionadas serão apresentadas a uma banca formada por investidores, empreendedores digitais e governo, em 17 de novembro. Os vencedores terão suas propostas testadas no âmbito da Administração e receberão recursos para o desenvolvimento e implantação de seus projetos.

O edital de chamamento público para a apresentação de soluções e a lista de desafios, entre outras informações, estão disponíveis no endereço pitchgov.sp.gov.br.

No lançamento do Pitch Gov SP, no Palácio dos Bandeirantes, o governo do Estado anunciou que iniciou estudos para a estruturação de um novo Fundo de Investimentos em Participações, voltado às startups e empresas inovadoras que desenvolvam soluções para problemas e necessidades da administração pública.

Para mais informações, clique AQUI.