17 de setembro de 2015

Nova concepção para a esterilização na área da saúde

No início da tarde do dia 17 de setembro, na sala de seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o pesquisador Bruno Pereira de Oliveira (mestrando do citado Grupo) ministrou o seminário Nova concepção para a esterilização fotônica, química e térmica de instrumental de uso na saúde.

A contaminação é um problema que envolve principalmente os procedimentos médicos, farmacêuticos e odontológicos. Para o controle de agentes microbianos, são utilizadas técnicas físicas ou químicas. Porém, de acordo com o pesquisador, os métodos tradicionais de descontaminação apresentam limitações, como, por exemplo, o tipo de material a ser autoclavado e a insegurança da efetividade por agentes químicos.

BRUNO_DE_OLIVEIRA_300Apesar desses problemas serem bem estudados ao longo dos últimos anos, a viabilidade funcional desses métodos ainda não atingiu os patamares desejáveis pela saúde pública. Em sua apresentação, Bruno de Oliveira discutiu o desenvolvimento de uma autoclave multifuncional que utiliza agentes de termocoagulação, ozônio e UV de forma separada ou conjugada.

O jovem pesquisador é graduado em engenharia de alimentos pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF – São Paulo), tendo desenvolvido iniciação científica na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na área de ciências térmicas. Atualmente, ele é mestrando em Física Aplicada – Biomolecular no Grupo de Óptica do IFSC/USP.