16 de setembro de 2015

The astonishing blow-up of an elastic soap bubble

Na manhã de 16 de setembro, o Prof. Dr. Paulo Barbeitas Miranda, docente do Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participou do programa Journal Club, que aconteceu na Sala Celeste desta Unidade, na qual ele apresentou a palestra The astonishing blow-up of an elastic soap bubble.

Paulo_Miranda_300Em sua apresentação, o docente discutiu as propriedades elásticas que são encontradas em bolhas de sabão. Tais propriedades são comuns em cosméticos, além de serem importantes substâncias utilizadas em aplicações ambientais e industriais. Neste seminário, Miranda destacou seu objetivo de estudar essas bolhas, a fim de compreender as ondas do mar, que também liberam essas propriedades na atmosfera.

Paulo Miranda tem bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestrado e doutorado na mesma área pela University of California at Berkeley (EUA), bem como pós-doutorado pela University of California at Santa Barbara (EUA). Atualmente, o docente do IFSC/USP tem atuado em físico-química de interfaces, utilizando espectroscopia não-linear para estudar o arranjo molecular em superfícies e interfaces, bem como em outros projetos.