16 de setembro de 2015

A pesquisa que chega à comunidade

Em maio deste ano, a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através de seu Grupo de Óptica (GO), inaugurou a Unidade de Terapia Fotodinâmica, setor que oferecerá tratamentos diversos à população, tendo como base principalmente a terapia fotodinâmica, método que se utiliza da associação entre luz e químicos para tratar diversas enfermidades.

Antonio_Aquino-_BioimpednciaNo entanto, além de tratamentos deste tipo, a Unidade também tem sido útil para validar outras pesquisas conduzidas pelo GO, como, por exemplo, a recém iniciada pelo pós-doutorando Antonio Eduardo de Aquino Júnior, que consiste na avaliação de alta precisão da composição corporal, através do “teste de bioimpedância”, que se baseia na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade para medir, principalmente, as quantidades de massa magra e gorda presentes no organismo. “A bioimpedância possibilita, através de quatro polos de avaliação [os dois pés e as duas mãos], que quatro diferentes frequências passem pelo nosso corpo e possam quantificar nossa gordura corporal total, gordura visceral, quantidade de água dentro e fora da célula, quantidade de proteínas, taxa metabólica basal etc.”, explica Antonio.

Através dos resultados fornecidos pelo teste, é possível sugerir dietas e tipos específicos de exercícios físicos ao avaliado, com o objetivo de se prevenir problemas relacionados à saúde física e, consequentemente, trazer uma melhora na qualidade de vida. “Muitas vezes, uma pessoa possui muitos músculos, algo que é muito bom, mas ao mesmo tempo não possui boa capacidade de transformar o que come em energia, acumulando uma grande quantidade de gordura corporal. Isso resulta, por exemplo, em grande número de pessoas com sobrepeso e obesidade que, no Brasil, já passa de 50%”, conta Antonio.

Testes in-loco

Desde que os testes de bioimpedância tiveram início na Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa, em julho deste ano, cerca de 240 pessoas já puderam ser atendidas até o momento, sendo que há testes agendados até 10 de dezembro deste ano. “Fizemos ampla divulgação do teste, o que gerou um grande número de interessados. Desde que iniciamos os testes, temos atendido de 20 a 30 pessoas todas as quintas-feiras”, conta Antonio.

Antonio_Aquino-_Bioimpedncia-1Ele conta também que, até o momento, diversos casos já puderam ser analisados, desde aqeueles de pessoas jovens que realizam atividades físicas regularmente, até pessoas com idade avançada que querem buscar novos caminhos para uma vida saudável. “Poder ajudar esse tipo variado de público é muito gratificante, até porque grande parte é formada por pessoas com recursos financeiros limitados, e que provavelmente não teria acesso a esse tipo de avaliação”, relembra Antonio.

Nova fase de pesquisa, novos voluntários

Mais conhecida como “barriguinha de cerveja”, a gordura visceral atormenta grande parte daqueles que lutam contra o peso excessivo. Acumulada principalmente na região abdominal, a gordura visceral pode tornar-se um obstáculo na vida do indivíduo, uma vez que, em grandes quantidades no organismo, pode gerar problemas cardiovasculares, pressão arterial elevada, resistência à insulina, diabetes, além de trazer grandes dificuldades para realização de atividades cotidianas. “Atividades simples, como calçar um sapato ou descer do carro, tornam-se difíceis para aqueles que possuem grande quantidade de gordura visceral”, elucida Antonio.

Tendo a prevenção como palavra-chave nas pesquisas que vem fazendo ao longo dos anos, desde quando iniciou o mestrado em Biotecnologia na UFSCar, Antonio conta que, na fase atual, o trabalho terá como foco apenas pessoas do sexo masculino, com faixa etária de 30 a 40 anos, e com índice de massa corporal de 30 a 34,9%. “Trabalharemos com homens que não fazem ingestão elevada de bebida alcoólica, uma vez que avaliaremos a diminuição da esteatose hepática não alcoólica associada ao exercício e à fototerapia como tratamentos desta doença, que acomete uma média de 75% das pessoas com obesidade”, adianta o pesquisador.

Antonio conta que, durante um trabalho experimental realizado em seu mestrado, foi evidenciado que a obesidade poderia ser tratada com exercícios associados ao uso de fototerapia, sendo que alguns dos resultados da pesquisa trouxeram relação entre a grande quantidade de gordura visceral e presença de gordura no fígado.

Os interessados em participar da nova fase de testes, deverão enviar e-mail à antonioaquino@ursa.ifsc.usp.br a partir da segunda quinzena de setembro, quando está prevista a triagem para nova pesquisa de Antonio.

*Essa nova fase de testes não afeta as avaliações de bioimpedância, que continuarão sendo realizados na Unidade de Terapia Fotodinâmica normalmente.

Imagem: Realização do teste de bioimpedância (créditos: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos)