9 de setembro de 2015

Prof. José Goldemberg toma posse

O Prof. José Goldemberg – físico da USP – tomou posse como Presidente da FAPESP, em cerimônia realizada no dia 08 de setembro, na sede da instituição, em São Paulo.

Embora possua um sólido e importante caminho percorrido ao longo de seus 53 anos de vida, nomeadamente na contribuição para a evolução científica e tecnológica do Estado de São Paulo, segundo o novo presidente, em seu discurso de posse, a instituição tem condições para contribuir ainda mais na inovação e no desenvolvimento do estado, tendo destacado a necessidade de expandir as atividades da FAPESP e de uma maior coordenação entre os resultados das pesquisas apoiadas pela instituição com as ações de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação feitas por órgãos dos governos estadual e federal, além de empresas.

Sublinhando que a FAPESP recebe, atualmente, muitos milhares de solicitações de apoio por ano de pesquisadores e candidatos a bolsas de estudo, além de algumas centenas de empresas, incluindo startups, que recebem auxílios do órgão, a fundo perdido, Goldemberg também enfatizou a existência de alguns programas de cooperação com grandes empresas nas quais a pesquisa é importante. Nos parece urgente e necessário expandir estas atividades, que poderão abrir caminho para uma maior coordenação entre a área da pesquisa e a ação de órgãos de financiamento do Governo Estadual, como a Desenvolve São Paulo [agência de desenvolvimento paulista, que apoia pequenas e médias empresas do estado, Investe São Paulo [Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade], e do Governo Federal, como a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], bem como o setor privado, apontou o novo presidente da FAPESP.

Para Goldemberg, as agências governamentais de desenvolvimento poderiam agilizar substancialmente suas operações ao se basear nas avaliações da Fundação sobre a viabilidade técnica dos projetos, como fazem bancos de investimento públicos e privados no mundo, que usam as análises do Banco Mundial como “selo de qualidade” e aval de seus projetos de investimento. A enorme competência científica e tecnológica que São Paulo tem nas suas universidades e institutos de pesquisa é um acervo que poucos países em desenvolvimento possuem. Precisamos protegê-lo e utilizar melhor esta competência para resolver os problemas da sociedade, rematou.

Para ler o discurso de posse do Prof. José Goldemberg, clique AQUI.

O Prof. José Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP), foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1979 a 1981; da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), entre 1983 e 1986 e reitor da USP (1986-1990). Ocupou os cargos de Secretário de Ciência e Tecnologia (1990-1991) e de Meio Ambiente da Presidência da República (interino em 1992), Ministro da Educação (1991-1992) e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-2006). Professor emérito dos Institutos de Energia e Ambiente (IEA) e de Física da USP, Goldemberg foi professor da Universidade de Paris, na França, e de Princeton, nos Estados Unidos, e é autor de artigos e livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente.