9 de outubro de 2015

Excursão de estudantes suíços visita o IFSC/USP

Na manhã e tarde da última sexta-feira, 4, uma turma de cerca de 40 estudantes do curso de graduação de Ciência e Engenharia dos Materiais do Instituto de Tecnologia de Zürich (Suíça) esteve no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A visita, que durou em torno de 6 horas, teve início na Sala da Congregação com as boas-vindas do docente do IFSC Cleber Renato Mendonça, na oportunidade representando a Comissão de Relações Internacionais do Instituto (CRInt-IFSC/USP), e seguida de uma breve palestra do professor Valtencir Zucolotto, durante a qual foram apresentadas informações diversas a respeito das principais pesquisas do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNaNo- IFSC/USP), sendo seguida por um visita aos laboratórios do grupo em questão.

Logo depois, foi a vez de os estudantes conhecerem as instalações do Grupo de Fotônica (GFT- IFSC/USP). Nesse segundo momento da visita, os alunos foram novamente conduzidos por Cleber Mendonça.

Nathan Hostehler foi um dos estudantes a participar da visita e contou que uma das principais razões de vir ao IFSC foi poder ter acesso e conhecimento sobre as pesquisas realizadas fora do território europeu. “Em nosso curso, temos muitas disciplinas de física e química. Está sendo muito interessante conhecer os laboratórios daqui e ver quais tipos de estudos são realizados, com destaque para aqueles aplicados à área de medicina”, contou o estudante.

Ele afirma que planeja estudar fora da Suíça é que o IFSC certamente já se tornou uma de suas opções. “Acho que é muito importante poder conviver com pessoas que tenham ideias e métodos diferentes daqueles com os quais estamos acostumados”, finaliza o estudante.

Zucolotto-_visita_de_alunos_suicos