4 de setembro de 2015

Brasil acolhe congresso mundial de química

O 46th World Chemistry Congress (IUPAC-2017) será realizado entre os dias 9 e 14 IUPAC-2017de julho de 2017, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. Tal decisão foi anunciada no último mês de agosto, durante a 45ª edição do congresso que decorreu em Busan, na Coréia do Sul, um evento que reuniu cerca de dois mil participantes. Esta será a primeira vez que a América Latina receberá o evento bianual.

Idealizado pela União Internacional para Química Pura e Aplicada (IUPAC) e organizado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o congresso tem como objetivo reunir alunos, pesquisadores e docentes com interesses na área da química, oferecendo mais de cem sessões temáticas (eventos que ocorrerão paralelamente em determinados horários da programação), com espaço para estandes e apresentação de pôsteres.

Nessa 46ª edição, um dos destaques Andricopulo_IUPAC-2017_300será a sessão especial que estará voltada aos jovens cientistas, onde esse público poderá debater projetos através de apresentações orais. Além disso, os participantes do congresso poderão acompanhar uma sessão dedica às jovens pesquisadoras, uma vez que a participação da mulher na ciência tem sido destacada nos eventos promovidos pela IUPAC. Nosso foco, de fato, é o público jovem, aquele aluno que tem elaborado um trabalho diferente, explica o Prof. Dr. Adriano Andricopulo (docente do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP, Presidente da Sociedade Brasileira de Química e um dos organizadores da IUPAC-2017), que esteve presente no evento ocorrido em Busan.

Suas expectativas para a edição de 2017 são muito positivas, tendo em vista que esse grande evento deverá reunir aproximadamente quatro mil pessoas, com a expectativa da presença de cientistas laureados com prêmios Nobel. Esperamos que através da IUPAC-2017 possamos mostrar o êxito da América Latina em pesquisa, educação, tecnologia e inovação, nas áreas que incluem a química e as suas interfaces, comenta Andricopulo.

complexo-wtc-sp_300_-_Creditos_-_simeaA logística dedicada aos participantes do evento tem sido cuidadosamente pensada pelos organizadores. A região próxima ao edifício do WTC, por exemplo, é composta por vários hotéis, tanto para aqueles que pretendem se hospedar em locais mais modestos, como para os que priorizam um maior conforto. Além de hospedagem, ao redor do WTC é possível encontrar prédios comerciais, bem como cafeterias e restaurantes. Será uma logística bem atrativa, diz Andricopulo, acrescentando que no último dia do evento haverá uma programação de integração social, na qual os participantes terão a oportunidade de realizar passeios turísticos na capital paulista.

As inscrições para a IUPAC-2017 estarão disponíveis já em 2016. Para acompanhar as novidades do congresso, acesse o site do evento AQUI. Visite também a página da 46ª edição do encontro no Facebook.

unnamed

Andricopulo e alguns dos participantes da 45ª edição do congresso

(Créditos: Foto 3 – Simea / Foto 4 – Arquivo pessoal)