2 de setembro de 2015

Beyond Mean-Field Dynamics of Ultracold Bosonic Atoms in Lattices

Em 02 de setembro, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Dr. Axel Lode, do Department of Physics da University of Basel (Suíça), ministrou o seminário Beyond Mean-Field Dynamics of Ultracold Bosonic Atoms in Lattices. O evento aconteceu no âmbito do programa Journal Club.

Na ocasião, Lode discutiu a dinâmica de Axel_Lode_250bósons ultra-frios em redes ópticas, uma área de pesquisa rica em aplicações e que ainda traz muitas questões. De acordo com ele, os átomos frios tornam-se ferramentas versáteis para a simulação quântica de diversos estados da matéria, quando interagem com redes ópticas. Hoje, já existem métodos teóricos para o tratamento da dinâmica em redes unidimensionais, porém, essas metodologias não são capazes de descrever a dinâmica de dois, ou três, sistemas dimensionais. Com base neste tópico, Axel Lode falou sobre uma aplicação do método Hartree que permite descrever a dinâmica de Bose-Hubbard Hamiltonian.

Para saber mais sobre o palestrante, clique AQUI.

26 de agosto de 2015

Beyond Mean-Field Dynamics of Ultracold Bosonic Atoms in Lattices

Aconteceu no dia 26 de agosto último, pelas 13h, mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde o Dr. Axel Lode, do Department of Physics da University of Basel (Suíça), apresentou o seminário Beyond Mean-Field Dynamics of Ultracold Bosonic Atoms in Lattices, um evento que decorreu na sala de seminários deste Grupo.

Axel_250Em sua apresentação, o pesquisador discutiu a dinâmica de bósons ultra-frios em redes ópticas, uma área de pesquisa rica em aplicações e que ainda traz muitas questões. Segundo ele, os átomos frios tornam-se ferramentas versáteis para a simulação quântica de diversos estados da matéria, quando interagem com redes ópticas.

Atualmente já existem métodos teóricos para o tratamento da dinâmica em redes unidimensionais, contudo, essas metodologias não são capazes de descrever a dinâmica de dois, ou três, sistemas dimensionais. Com base neste tópico, Axel Lode falou sobre uma aplicação do método Hartree que permite descrever a dinâmica de Bose-Hubbard Hamiltonian.

Para conhecer as principais linhas de pesquisa do Dr. Lode, acesse AQUI.