Notícias

3 de setembro de 2015

Alunos destaques do ensino médio visitam Unidade

Herbert_-_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_250Em 27 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu a visita dos alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2015), bem como aqueles que foram destaques no 1º Concurso de Redação do Ensino Médio, da Diretoria de Ensino Regional de São Carlos, todos eles integrando o programa Universitário Por 1 Dia, onde, além de inúmeras atividades, puderam conhecer a infraestrutura do IFSC e vivenciar o ambiente acadêmico, através de visitas pelo Campus USP em São Carlos e dos experimentos de física demonstrados no Instituto.

Este encontro foi idealizado pelo educador Publico1_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_200Herbert Alexandre João (IFSC/USP), em parceria com a Profa. Dra. Thaís Jordão (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP) e com a Diretoria de Ensino de São Carlos, com o objetivo de estimular e despertar o interesse dos jovens estudantes na participação de olimpíadas escolares, bem como proporcionar a esses jovens a oportunidade de vivenciar o universo acadêmico.

A abertura do evento, que reuniu cerca de 180 alunos, ocorreu pelas 09 horas, no Auditório Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC/USP),Mesa_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300 cuja mesa de honra foi formada pelos professores, Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, Alexandre Nolasco de Carvalho, Diretor do ICMC/USP, Débora Gonzales Costa Blanco, Diretora Regional de Ensino de São Carlos, Roseli Aparecida Francelin Romero, docente do Departamento de Ciências de Computação do ICMC/USP, Regina Célia Garcia Ferreira, Secretária de Educação de São Carlos, e Thaís Jordão, docente do Departamento de Matemática e Coordenadora do Simpósio de Matemática para Graduação (SiM). Na ocasião, foram premiados os alunos medalhistas contemplados com Menções Honrosas na OBMEP 2014, bem como os participantes do 1º Concurso de Redação do Ensino Médio e, ainda, uma homenagem aos estudantes que participaram da OBR 2015.

Em seu discurso, o Prof. Tito Bonagamba destacou os esforços que têm sido feitos por ambas as Unidades, com o apoio da Tito_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300Diretoria de Ensino de São Carlos, para contatar alunos das escolas públicas, em especial, os medalhistas, tendo destacado a importância de se manter uma cooperação entre a universidade, os professores e pais de estudantes. Essa cooperação é fundamental. A Universidade está aberta para quem quer transformar o país. Parabéns alunos, pais e professores, congratulou ele, tendo ressaltado que existem diversas ações fundamentais promovidas tanto pelo IFSC, como pelo ICMC, que apóiam os jovens estudantes e o público pré-universitário.

Por sua vez, o Prof. Alexandre Nolasco agradeceuNolasco_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300 à Profa. Débora Gonzales pela oportunidade de ter realizado o evento no Campus USP em São Carlos, tendo agradecido igualmente ao diretor do IFSC/USP, que, segundo Nolasco, tem sido um grande parceiro do ICMC/USP. O reconhecimento pelo esforço desenvolvido pelo educador Herbert Alexandre João e pela Profa. Thaís Jordão, na organização do evento, também constituiu destaque na fala de Nolasco. Também quero prestar uma homenagem e parabenizar os professores da rede de ensino básico que tiveram a nobre tarefa de preparar esses alunos para essas premiações. Por fim, parabenizo os estudantes pela conquista. É um feito fantástico. É esse esforço que vai fazer com que vocês consigam buscar um futuro brilhante nas melhores universidades do país, disse ele.

Durante a abertura, a Profa. Débora Gonzales destacou a qualidade Debora_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300dos alunos presentes. Estamos aqui com nossos melhores estudantes da rede estadual. Hoje, vocês [alunos] estão aqui porque conquistaram, através de seu desempenho, o direito de estar neste auditório com os membros desta mesa de honra que, um dia, já passaram pela etapa em que vocês estão, afirmou ela, acrescentando que, para ter uma carreira de sucesso, é necessário estudar e trabalhar com muita dedicação. Vocês, alunos, estão sonhando e se empenhando através dos estudos. Estes são os primeiros passos, concluiu a diretora regional de ensino.

Paiva_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300Após terem almoçado no Restaurante Universitário do Campus, os alunos foram ao Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), onde participaram do programa Universitário por 1 Dia. Os estudantes visitaram a infraestrutura do Instituto de Física de São Carlos e assistiram à palestra A Física no IFSC e o Mercado de Trabalho, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Paiva (IFSC/USP), que discorreu sobre os programas de Pré-Iniciação Científica de nossa Unidade, bem como sobre outras iniciativas do Instituto. Posteriormente, os medalhistas participaram do Show da Física, apresentado por Herbert João.

O educador destacou a importância Herbert2_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300das olimpíadas científicas – tal como a OBMEP -, tendo em vista que são formas de mobilizar os alunos, de forma lúdica. Não existe um preparo específico para a participação em olimpíadas. É o cotidiano escolar que traz elementos e conteúdos aos alunos, e os mais interessados na área de exatas têm esse tipo de destaque. Ainda de acordo com ele, essas premiações propiciam o contato dos alunos com os cursos do ensino superior que, muitas vezes, estão longe da realidade de muitos. A maior parte desses estudantes mora em cidades que não têm universidade. Então, ter contato com esses espaços, como a USP, é fundamental para que os jovens se sintam aptos a ingressarem em uma instituição de ensino superior. A importância destas premiações é mostrar a esses alunos que a universidade pública pode oferecer um ensino gratuito, de qualidade. Essas olimpíadas impactam na sala de aula, porque motivam os jovens a estudarem, pontuou.

Herbert_3_vvisita_alunos_campus_agosto_-_2015_500

Show da Física

O aluno Lauder Leal dos Santos (3 medalhas de Lauder_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_200ouro na OBMEP e 1 medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA), de 15 anos, esteve presente durante o evento e disse que já havia participado do Universitário por 1 Dia, tendo destacado o fato de poder ter conhecido melhor a forma como funciona a Universidade e de ter vivenciado o cotidiano acadêmico. O programa Universitário por 1 Dia é muito interessante, porque permite que nós tenhamos maior contato com a Universidade.

A jovem Lorena Oliveira Ota (Menção Honrosa – Lorena_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_200OBMEP), que estuda na Escola Estadual Prof. Antonio Militão de Lima (São Carlos), disse ter gostado das palestras e do almoço que teve no Restaurante Universitário. Foi minha primeira vez no Instituto de Física de São Carlos e pude conhecer a Biblioteca do Instituto. Achei realmente muito interessante, disse a jovem, de apenas 13 anos.

Rebeca_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_200Rebecca Gaetani Alvarez (Menção Honrosa – OBMEP) também foi outra participante que visitou a Biblioteca do IFSC/USP e gostou. A estudante já fez alguns projetos no Campus USP em São Carlos e ressaltou o seu gosto pela Universidade de São Paulo. Gosto muito da USP, porque aqui é um ambiente muito agradável, disse a jovem, que atualmente cursa o primeiro ano do ensino médio e pretende fazer astronomia, já que seu sonho é ir ao Espaço.

publico3_-_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_500

Alunos que participaram do Universitário por 1 Dia

SiM

Parte deste evento esteve incluído Thais_visita_alunos_campus_agosto_-_2015_300na programação do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM). Organizado por alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística do ICMC/USP, o evento teve como objetivo despertar nos jovens estudantes do ensino superior o interesse pela pesquisa através do contato com pesquisadores. Segundo Thaís Jordão, outro objetivo do Simpósio foi desmistificar a ideia de que matemático atua apenas no setor acadêmico e preparar os alunos para apresentações de trabalhos. Muitos estudantes não conversam sobre seus projetos no dia a dia. Então, o SiM foi importante porque ajudou nossos alunos a treinarem a oratória. Afinal, qualquer pesquisador tem que apresentar e divulgar o seu trabalho, concluiu ela.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..