31 de agosto de 2015

Os primeiros imperadores do Brasil

Está marcada para o dia 29 de setembro, pelas 19 horas, no Auditório do IFSC/USP “Professor Sérgio Mascarenhas”, mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, desta vez inserida na programação da SIFSC – 2015 – Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos -, com a participação da Profa. Márcia de Almeida Rizzutto, do Instituto de Física da USP (IFUSP).

A pesquisadora D.PEDROIabordará o tema Primeiros imperadores do Brasil: a física pôde estudá-los!, na base de uma pesquisa multidisciplinar realizada em 2012, nos restos mortais do Imperador D. Pedro I e de suas esposas – D. Leopoldina e Amélia -, que estão depositados na Capela Imperial do Monumento à Independência, em São Paulo. Dom Pedro I é uma das principais personalidades da história do Brasil e durante sua liderança, tornou-se o principal responsável pela proclamação da independência do Brasil, de Portugal, em 1822, fundando assim o Império do Brasil no mesmo ano.

O trabalho de arqueologia realizado, que foi multidisciplinar, envolveu vários grupos de pesquisadores com metodologias de análises complementares, tendo-se igualmente utilizado vários estudos físico-químicos para entender os materiais e as condições de conservação, ou não, dos restos mortais dos imperadores do Brasil.

Particularmente, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo, através do grupo de física aplicada com aceleradores, auxiliou na caracterização dos materiais dos objetos existentes nos restos mortais dos imperadores.

Nessa palestra, a Profa. Márcia Rizzutto demonstrará como as análises por metodologias físicas permitiram compreender melhor a composição química dos objetos (metais, ossos, tecidos, etc.) associados aos remanescentes humanos, bem como as degradações ocorridas devido à contaminação sofrida no ambiente em que os materiais foram encontrados.

Um evento a não perder!