28 de agosto de 2015

Electrostatic control over polarized currents through spin-orbital Kondo effect

No dia 27 de agosto, ocorreu mais um Journal Club, onde o Prof. Dr. George Martins, do Department of Physics da Oakland University (Estados Unidos), apresentou o seminário Electrostatic control over polarized currents through spin-orbital Kondo effect, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

GEORGE_MARTINS_300Na ocasião, o docente abordou temas como pontos quânticos, filtros de spin, pontos quânticos duplos paralelos (onde cada ponto é acoplado a um dos dois canais não magnéticos independentes), tendo discutido também o efeito Kondo através de aplicação em campo magnético.

Entre as principais linhas de pesquisa de George Martins, destacamos seu interesse no estudo de elétrons fortemente correlacionados. Em colaboração com grupos de pesquisa norte-americanos, europeus e latino-americanos, o docente tem aplicado diferentes técnicas numéricas para entender as propriedades de sistemas eletrônicos correlacionados. Atualmente, Martins também tem trabalhado com Métodos de Diagonalização Exata para tentar compreender nanoestruturas, além de outros sistemas.