28 de agosto de 2015

Série “Concertos USP – Prefeitura de São Carlos”

Após o tradicional período de férias do mês de julho, a já tradicional série Concertos USP/Prefeitura Municipal de São Carlos regressou ao Teatro Municipal de São Carlos, com mais um concerto que registrou lotação esgotada.

Sob a regência do experiente maestro e compositor paulista, José Gustavo Julião de DESTAQUE-350Camargo, a USP-Filarmônica acompanhou a interpretação de três jovens solistas, e mais uma vez com um atrativo complementar: depois de ser apresentado no semestre anterior um concerto inédito com um instrumento que é raro ouvir ao vivo – cravo -, desta vez foi a vez do público ser brindado com um concerto de harpa, além de duas outras interpretações não menos deslumbrantes de solistas em viola e piano.

Coube ao Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, um dos principais impulsionadores desta série de concertos, fazer as honras da casa, não só para dar as boas vindas a todos, como, também, para anunciar mais um grande evento cultural que ocorrerá na cidade de São Carlos entre os dias 15 de setembro e 23 de outubro, com a realização de uma magnífica exposição – e com uma série de eventos paralelos – denominada Portinari – Arte e Meio Ambiente, que promete não só atrair os apaixonados pela arte do famoso artista brasileiro, como, também, de movimentar, através de várias ações, os jovens alunos dos ensinos fundamental e médio de nossa cidade e região.

Esta exposição contará com as parcerias e apoios da Prefeitura Municipal de São Carlos, que inclusive cederá toda a infraestrutura do Teatro Municipal, a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, a Coordenadoria de Artes e Cultura do Município de São Carlos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, o Instituto de Física de São carlos (IFSC/USP) e a Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) – São Carlos – USP.

Em relação ao concerto ocorrido no dia 26 de agosto, uma vez mais a palavra certa será “fantástico”, até porque as três obras apresentadas configuravam uma grande complexidade de execução e uma atenção redobrada de todos os artistas.

HARPA-500

O concerto de harpa, interpretado pela solista Cecília Pacheco, não poderia ter corrido melhor do que correu. Extremamente atenta, sentindo com profundidade os angélicos sons retirados de seus dedos em cada corda da harpa, para que se fundissem delicadamente no fundo orquestral, Cecília Pacheco foi merecedora absoluta dos longos aplausos que a brindaram no final de sua interpretação do Concerto de Harpa e Orquestra de Cordas, da autoria de Radamés Gnattali.

Natural de Belo Horizonte, Cecília Pacheco iniciou-se na música aos cinco anos. Com a Orquestra Juvenil da Bahia, realizou turnê nos Estados Unidos, Suíça, Itália e Inglaterra, em 2014, e ao longo de sua promissora carreira já acompanhou grandes nomes da música erudita, como, Martha Argerich, Eliane Coelho, Colin Currie, Jean-Yves Thibaudet e Ricardo Castro, e da música popular, como, Lenine, Milton Nascimento, Ivan Lins, João Bosco Rosa Passos, Nana Caymmi e Wagner Tiso. Atualmente, Cecília é harpista titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Daniel Isaias Fernandes foi o segundo solista da noite, em viola. Faltam palavras para descrever a interpretação de Daniel, sóbria e precisa ao longo de sua interpretação, viajando musicalmente entre momentos ora impactantes, ora sutis e reflexivos de uma obra de difícil execução.

VIOLA-500

Nascido em Ribeirão Preto, Daniel iniciou seus estudos musicais em 2002, e em 2004 passou a integrar a OFADERP – Orquestra Filarmônica da Assembleia de Deus de Ribeirão Preto. Entre 2005 e 2012 integrou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente, é professor de violino e viola no projeto Orquestra Viva em Araxá (Minas Gerais). Neste espetacular concerto, Daniel Fernandes foi o protagonista do Concerto para Viola e Orquestra em Ré maior , de Franz Anton Hoffmeister.

Por último, destaque também para a apresentação da pianista Erika Ribeiro, que tem a particularidade de “grudar” o espectador a diversas particularidades bem distintas de suas interpretações: a elegância, sutileza, harmonia no diálogo que estabelece com o piano, independente da obra que esteja executando. Sua apresentação no Teatro Municipal de São Carlos não foi diferente, tendo “arrastado” o público para uma maravilhosa simbiose onde a melodia “casou” com movimento e expressão corporal, elevando e quase tornando fácil a complexa obra do Concerto para Piano e Orquestra nº 17 em Sol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart.

PIANISTA-500

Erika Ribeiro já atuou à frente de grandes e famosas orquestras, como, por exemplo, Filarmônica de Gaia (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, entre outras. Cursou a Escola de Música de Piracicaba e a Universidade de São Paulo – USP, estudou durante 2 anos na tradicional Hochschule für Musik ‘Hanns Eisler’ em Berlim (Alemanha), tendo participado de cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, Suíça e França.

Atualmente, leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde, em 2014, assumiu a cátedra de Música de Câmera e Recital.

A série concertos “USP Filarmônica/Prefeitura Municipal de São Carlos” regressará no próximo dia 30 de setembro e é bom ficar atento á programação que será disponibilizada em breve.

PUBLICO-500