27 de agosto de 2015

Estande do IFSC/USP em destaque

Aconteceu durante os dias 06, 07 e 08 de agosto a 9ª Edição da Feira das Profissões da USP, um evento organizado peHerbert1_-_Creditso_Camila_PreviatoPRCEU_300la Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP) no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade (Parque CienTec), que, segundo um balanço, recebeu mais de 40 mil visitantes, entre alunos e professores.

Na Feira, os docentes e estudantes da Universidade de São Paulo montaram estandes representando suas unidades, onde esclareceram as dúvidas do público sobre os cursos da USP, bem como sobre carreiras profissionais. Aliás, os visitantes também tiveram a oportunidade de participar de várias atividades interativas.

O Prof. Dr. João Renato Carvalho Muniz, do Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), integrou o estande do Instituto, juntamente com a Profa. Dra. Tereza Cristina da Rocha Mendes (IFSC/USP), o educador (e responsável pelo estande do IFSC), Herbert Alexandre João, o técnico de laboratórios da Unidade, Cláudio Boense Bretas, e os estudantes/pesquisadores Eliane Gniech Karasawa, André Longo de Faria, Leticia Cristina Chiavini do Couto Pradella, Fábio Henrique Gonçalves de Souza, Giovana Dantas Matos, Bruno Andrade Ono, Ítalo Augusto Cavini e Everton Edesio Dinis Silva, todos de nossa instituição.

No nosso estande JOAO_RENATO_9FEIRA_USP_350apresentamos pôsteres com informações referentes aos cursos do Instituto de Física de São Carlos. A cada ano atualizamos esses pôsteres, com o intuito de esclarecer as dúvidas mais comuns dos visitantes. Então, sempre anotamos as questões mais frequentes para atualizarmos esses cartazes, explicou João Renato, ressaltando que a equipe exemplificou alguns experimentos de física durante a Feira, mas que o objetivo foi atrair o público por meio da interação com os participantes. Além dos pais, estudantes e professores, o estande do IFSC atraiu também autoridades, como, por exemplo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, e o Reitor da USP, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, que se mostraram bastante interessados.

fusp2_500

Herbert João com alunos e o Reitor da USP, Marco Antonio Zago, durante a Feira.

Muniz ficou impressionado com o grande número de alunos que visitaram o espaço dedicado ao IFSC e que têm interesse em ingressar em nossa Unidade. Um fato curioso, de acordo com o docente, é que a maior parte do público visitante foi constituída por alunos do terceiro colegial que estão se preparando para adentrar a universidade. Esses alunos irão prestar o vestibular neste ano. Além disso, recebemos muitas visitas de estudantes do segundo ano do ensino médio, que ainda estão pensando no curso que querem fazer, disse ele.

Sala de Bate-Papo

SALA_DE_BATE_PAPO_250Além de conferir os estandes da 9ª Edição da Feira das Profissões da USP, os visitantes puderam participar da Sala de Bate-Papo, um local onde representantes das Unidades e participantes da Feira se reuniram para conversar sobre os vários aspectos envolvendo os cursos da Universidade de São Paulo. A cada sessão, cerca de trinta alunos se acomodaram na sala reservada ao IFSC/USP. A sala do IFSC foi um grande sucesso. Em um dos três dias, tivemos que fazer duas sessões na Sala de Bate-Papo, devido à grande procura dos participantes. Ficamos cercados pelos alunos durante as quatro sessões, declarou Muniz, que no decurso das sessões, falou sobre a grade curricular do IFSC/USP e o mercado de trabalho para o formado em física.

Durante a Feira, os membros do Instituto de Física de São Carlos também explicaram os conceitos relativos ao conhecido programa denominado Universitário Por 1 Dia, cujo objetivo é acolher, na Unidade, estudantes do ensino médio da rede pública e privada, com o intuito deles conferirem e participarem em experimentos de física. Mais de cem alunos presentes na Feira, inclusive estudantes que se destacaram em olimpíadas científicas, demonstraram interesse em conhecer o nosso Instituto e participar desta iniciativa do IFSC. A Feira das Profissões da USP realmente ajuda a atrair diversos alunos excelentes à Universidade, concluiu João Renato, ressaltando a importância deste grande evento, que faz parte do Programa USP e as Profissões .

FullSizeRender_17_500

Participantes em frente ao estande do IFSC/USP.

(Foto 1: Camila Previato/PRCEU / Foto 2: Assessoria de Comunicação do IFSC/USP / Outras fotos: Cláudio Boense Bretas).