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25 de agosto de 2015

Professores da rede estadual visitam o IFSC

Publico5_-_Orientacao_Tecnica_-_250Ao longo do dia 20 de agosto último, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu aproximadamente cinquenta professores de física da rede estadual da região de São Carlos, que participaram da Orientação Técnica, uma iniciativa organizada pelo educador desta Unidade, Herbert Alexandre João, em parceria com a Diretoria de Ensino de São Carlos, e cuja finalidade foi subsidiar práticas pedagógicas através de palestras e experimentos de física, bem como intensificar a relação do IFSC com as escolas.

Na abertura do evento, o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, destacou a importância da relação entre a Universidade e as instituições de ensino básico: Estamos tentando intensificar nosso relacionamento com os professores do ensino fundamental e médio, até porque a Unidade é uma instituição referência de física e não pode ficar distante de vocês [professores], comentou. Na oportunidade, Bonagamba falou sobre a Universidade de São Paulo, instituição que congrega 10 campi e cerca de 120 mil pessoas, entre docentes, alunos e servidores. Desde 1969, a USP já formou mais de cem mil mestres e doutores, ressaltou ele.

Ao falar do IFSC/USP, o Diretor Tito_Orientacao_Tecnica_300sublinhou a criação da Unidade, um marco histórico ocorrido em 1953, quando os Profs. Drs. Yvonne e Sérgio Mascarenhas fundaram o departamento de física na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Posteriormente, o IFSC uniu-se ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC), tendo dado origem ao Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1994, ambas as instituições tornaram-se Unidades independentes da USP e, desde aí, o Instituto de Física de São Carlos se reforçou com docentes e pesquisadores que trabalham intensamente com estudos puramente teóricos e experimentais, bem como com pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na circunstância, Tito José Bonagamba ressaltou a inter e multidisciplinaridade desta Unidade, cujas pesquisas são desenvolvidas por especialistas de diversas áreas, como, por exemplo, engenheiros, informáticos, bioquímicos, biólogos, químicos, farmacêuticos e dentistas, entre outros. Vinte e cinco por cento de nossos docentes não são físicos. Por esta razão, o IFSC tem várias colaborações com importantes empresas, além de uma considerável lista de patentes, comentou ele, tendo a aproveitado a ocasião para enfatizar a infraestrutura da instituição, ao citar, por exemplo, a biblioteca do IFSC, além das Oficinas de Óptica, Mecânica e de Manutenção Eletrônica e Circuitos Impressos do Instituto. Bonagamba também falou sobre a significante contribuição do IFSC com instituições de âmbito local, regional e nacional, como o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), cujo cargo de direção tem sido ocupado com extrema eficiência pelo Prof. Dr. Valter Líbero (IFSC/USP), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde o Prof. Dr. Glaucius Oliva (IFSC/USP) foi Diretor (2010) e Presidente (2011-2015). Por fim, outro tópico discutido em sua fala foi o mercado de trabalho do físico, que, embora muitos acreditem que esse profissional atua apenas em laboratórios, a verdade é que muitos desses profissionais – principalmente, ex-alunos do IFSC/USP – trabalham em renomadas empresas nacionais e internacionais, como são os casos exemplares da Petrobras, Embrapa, Faber-Castell, Samsung, Toshiba, Microsoft, Philips, UOL, Itaú e Bolsa de Valores, entre muitas outras.

Joo_Renato_-_Orientacao_Tecnica_-300Em seguida, o Prof. Dr. João Renato Carvalho Muniz, do Grupo de Biotecnologia Molecular do IFSC/USP, relembrou datas importantes, envolvendo a criação de algumas unidades da Universidade de São Paulo, além da implementação do Campus USP, em São Carlos, em 1948. Em sua apresentação, o docente também citou algumas das conhecidas personalidades que se formaram na Universidade de São Paulo, tais como o escritor Monteiro Lobato, o físico César Lattes, os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Washington Luís, e os comunicadores Marcelo Tas e William Bonner. Além disso, Renato destacou a intensa atuação do IFSC/USP em pesquisa básica e aplicada, sempre com forte caráter inter e multidisciplinar.

Na sequência do evento, o Prof. Sergio_Muniz_-_Orientacao_Tecnica_-_300Dr. Sérgio Ricardo Muniz, do Grupo de Óptica do Instituto, falou sobre o curso de Licenciatura em Ciências Exatas, tendo indicado algumas ferramentas que podem ser utilizadas pelos docentes das escolas estaduais em sala de aula, para o ensino da física, uma vez que, independentemente do gosto do aluno, é necessário que os professores sejam capazes de transmitir os diversos conhecimentos desta área, através de exemplos práticos que podem ser observados no dia-a-dia dos jovens. Entre as ferramentas que podem ser aplicadas em sala de aula, Muniz abordou o site Htwins, onde é possível aprender, de modo divertido, sobre os vários elementos que compõem o Universo.

Herbert1_-_Orientacao_Tecnica_-_300Herbert Alexandre João apresentou uma palestra sobre o programa Universitário Por 1 Dia, onde estudantes do ensino médio da rede pública e privada visitam o Campus da USP, em São Carlos, e conferem atividades e experimentos de física. Em forma de balanço do encontro, Herbert João comentou à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP que a Orientação Técnica foi importante em todos os níveis, principalmente pelo fato de ter incentivado uma relação mais próxima entre o Instituto e as escolas estaduais da região de São Carlos. Esse foi um momento em que os professores das escolas estaduais tiveram a oportunidade de dialogar conosco e destacar suas demandas, para que possamos realizar, de maneira articulada, atividades que se apliquem aos trabalhos desses docentes, impactando na melhoria do ensino de física, disse ele, que, no período da tarde desse dia, acompanhou esses professores à Sala do Conhecimento do IFSC, onde mostrou alguns experimentos de fácil reprodução e baixo custo para o ensino de física conceitual, de forma lúdica, a partir de problemas do cotidiano. Além disso, Herbert João apresentou objetos virtuais que contribuem para o aprendizado de Talia_-_Orientacao_Tecnica_-_250conceitos abstratos da física.

Para Talia Pietra, Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos, a Orientação Técnica foi de extrema importância, pois incentivou os professores da região a adotarem novas metodologias de ensino, de modo a conquistarem maior interesse dos alunos. A Orientação foi importante porque promoveu a interação entre a Universidade e as escolas, viabilizando uma melhor qualidade de ensino aos jovens, afirmou.

Witer_-_Orientacao_Tecnica_-_250Witer de Souza Coelho, docente da escola André Donatoni (Ibaté – São Paulo), salientou a dificuldade que os professores têm em ministrar aulas sem conteúdos práticos, algo que melhorou muito a partir do momento em que começaram a ser utilizados, por exemplo, os kits* didáticos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP), em parceria com docentes de outras universidades do país. Através desta orientação, tivemos um contato mais próximo com as pessoas envolvidas na criação desses kits, que são materiais que facilitam o nosso trabalho com os alunos, pontuou.

*Esses kits fazem parte do programa Aventuras na Ciência e trazem conjuntos educativos que envolvem as disciplinas de Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática.

Assessoria de Comunicação

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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