19 de agosto de 2015

Persistência induzida por amnésia em Random Walks

No dia 19 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu a visita do Prof. Dr. José Carlos Cressoni, do Instituto de Física da Universidade Federal do Alagoas (IF/UFAL), que ministrou a palestra Persistência induzida por amnésia em Random Walks, que ocorreu no âmbito do Café com Física, na sala F-210 do IFSC/USP.

JOS_CARLOS_CRESSONI_350O expoente de Hurst (H) tem sido amplamente utilizado para caracterizar o tipo de difusão em estudos envolvendo caminhantes aleatórios rotulados na literatura como Random Walks. A dependência de H com o alcance da memória apresenta um desafio adicional, principalmente, quando os danos são introduzidos no perfil de memória. A característica mais notável desses problemas é o surgimento de uma fase superdifusiva com assinatura log-periódica associada à memória de longo alcance, que surge em uma região não usual do diagrama de fases, onde o feedback é negativo. Em sua apresentação, Cressoni discutiu esses problemas sob os pontos de vista numérico e analítico.

Em 1978, o docente graduou-se em física pela USP e, posteriormente, realizou o seu mestrado na mesma área, também na Universidade de São Paulo. Em 1989, obteve seu doutorado pela University of London (Inglaterra) e, em 1998, finalizou seu pós-doutorado na Boston University (EUA). Nos últimos anos, José Cressoni tem atuado com Gestão de Tecnologias, cooperações com universidades e empresas, inovação tecnológica e com propriedade intelectual. Ele também tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada e Física Estatística, com ênfase em simulações computacionais. Hoje é professor aposentado do IF/UFAL e professor visitante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP/USP).