19 de agosto de 2015

Dispositivos para detecção de doenças poderão ser fabricados no Brasil

Uma possível parceria entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e a empresa Unitec deverá viabilizar o desenvolvimento de biossensores, ou dispositivos eletrônicos, capazes de diagnosticar doenças, como, por exemplo, a Leucemia. Com o intuito de estabelecer essa colaboração com nossa Unidade, um representante da Unitec visitou nosso Instituto no dia 18 de agosto último, onde participou de uma reunião com o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, docente do IFSC/USP, que, junto com seus pesquisadores, tem elaborado novas técnicas para o diagnóstico de doenças.

Rogerio_Guimares_250Rogerio Guimarães, que atua no departamento de ciências da vida da Unitec, soube do interesse de Zucolotto em firmar parcerias para a fabricação de dispositivos, através de uma reportagem recentemente publicada na mídia. O Prof. Zucolotto trabalha com a jacalina, uma molécula derivada da jaca. Nosso intuito é saber exatamente como ela pode ser utilizada, principalmente no diagnóstico de doenças, disse ele sobre o motivo pelo qual visitou o IFSC/USP naquela tarde, acrescentando que sua perspectiva é conhecer, com mais profundidade, as aplicações dessa molécula para a possibilidade de fabricação de novas plataformas microeletrônicas.

O Prof. Valtencir Zucolotto, que coordena o Grupo Zucolotto_200de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto (GNano/IFSC), destacou a qualidade da Unitec no contexto produtivo nacional e a oportunidade que essa parceria poderá oferecer para que possam ser desenvolvidos e comercializados outros dispositivos eletrônicos integrados, de baixo custo e descartáveis, voltados ao diagnóstico de patologias. A Unitec é uma empresa relativamente nova no Brasil, e está preparada para processar dispositivos semicondutores à base de silício, comentou o docente.

Unitec_logo_250A Unitec é uma empresa que surgiu através da colaboração entre a Corporación América, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a IBM – NYSE:IBM, a Matec Investimentos e a Tecnologia Infinita WS-Intecs. Com sede em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, a Unitec tem como objetivo a fabricação de chips para utilização em aplicações industriais e dispositivos médicos, bem como outras tecnologias.