14 de agosto de 2015

Espectroscopia em ciência de materiais é tema de palestra

Na manhã de 14 de agosto último, o Prof. Dr. Jean Claude M’Peko, do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou a palestra Espectroscopia Dielétrica/Impedância em Ciência de Materiais: Bases Físicas e Aplicações, um evento que decorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), no âmbito do Colloquium diei.

MPEKO_350Nesse seminário, o docente apresentou as potencialidades da Espectroscopia Dielétrica/Impedância, tendo abordado também as bases físicas dessa metodologia e dos modelos para descrever os processos de polarização e condução em materiais. Aliás, M’Peko falou sobre blendas diesel/biodiesel, sistemas vítreos e vitrocerâmicos, bem como sobre efeito de tamanho de grãos em materiais eletrocerâmicos ferroelétricos e não-ferroelétricos.

Jean Claude M’Peko tem graduação e doutorado em Física pela Universidade de Havana (Cuba). O docente também tem pós-doutorados pela Universidade de Minho (Portugal), Universidade de São Paulo e University of Colorado at Boulder (EUA). Com experiências na área de Física e Ciência de Materiais, M’Peko atua em vários temas, incluindo processamento de materiais cerâmicos, entre diversos outros campos.