14 de agosto de 2015

Inscrições abertas até 30 de agosto

SIFSC5Continuam abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para a quinta edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos – SIFSC 2015. O evento, que ocorrerá de 28 de setembro a 02 de outubro, é organizado por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tendo como objetivo final estimular, nos próprios estudantes, o trabalho em grupo e o gerenciamento de eventos de grande porte.

A programação do evento

Ao longo desses cinco dias, a programação da SIFSC 2015 oferecerá palestras, mini cursos, apresentações culturais, workshops, entre outras atividades. No dia 28, por exemplo, haverá palestras com os pesquisadores Marcelino Dantas (INB), Roberto Martins (IFSC/USP) e Igor Fier (Quantum Design), além da abertura da Semana da Licenciatura em Ciências Exatas – SeLic, iniciativa organizada pelos alunos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus USP em São Carlos.

Já no dia 29 de setembro, os participantes poderão assistir a vários seminários, incluindo uma palestra que será ministrada pela Profa. Dra. Márcia Rizzutto, no âmbito do programa “Ciência às 19 Horas”. Além de minicursos e outros seminários, no dia 30 haverá um concerto da USP-Filarmônica, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

Na quinta-feira, dia 1º de outubro, a programação trará algumas apresentações elaboradas por membros da biblioteca do IFSC/USP, bem como workshops e um show de ilusionismo. No último dia da SIFSC 2015, os participantes conferirão um show de talentos, YVONNE_MASCARENHAS_-300workshop sobre divulgação científica, além de outras atividades, incluindo a entrega do Prêmio YPM – Yvonne Primerano Mascarenhas e uma homenagem à docente, pesquisadora e pioneira do Instituto de Física de São Carlos.

O prêmio, criado pela comissão organizadora da primeira edição da SIFSC (2011), é constituído por três etapas: Avaliação de Resumos, Avaliação de Pôsteres e Avaliação de Apresentação Oral, sendo que os candidatos deverão passar pelas três fases, caso contrário serão desclassificados.

Este prêmio, que tem como objetivo incentivar os alunos a realizarem pesquisas, congratulará os primeiros colocados em cada categoria com o título de Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas. Os estudantes classificados no segundo e terceiro lugar receberão menção honrosa. Para conferir a programação do evento, acesse AQUI.

Para se cadastrar e inscrever-se, clique AQUI.

Lembramos que os participantes poderão adquirir os certificados digitais de participação do evento, a partir do dia 1º de novembro, no site da SIFSC.