Notícias

12 de agosto de 2015

Docente da University of Buffalo discute interação spin-órbita

Na mais recente edição do Journal Club, que decorreu no dia 12 de agosto, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Alexander Khaetskii (University of Buffalo – EUA) apresentou o seminário Spin-orbit interaction and related transport phenomena in 2D electron and hole system, onde falou sobre o transporte de elétrons em sistemas de duas dimensões, um assunto que atrai muita atenção, já que tem aplicação direta em dispositivos eletrônicos.

Alexander_Khaetskii_300Aliás, Khaetskii discutiu a importância da interação spin-órbita no transporte, tendo dito que essa relação faz com que o spin dos elétrons se acumule nas bordas de dispositivos nanoscópicos e descrito um novo efeito que descobriu: a resistência elétrica dos dispositivos pode aumentar quando se aplica um campo magnético, desde que o dispositivo possua impurezas e que a interação spin-órbita seja forte.

O Prof. Khaetskii começou sua carreira científica no início da década de 1980, no Instituto de Energia Elétrica de Leningrado (hoje, São Petersburgo), na ex-União Soviética. No final da mesma década, foi contratado pelo Instituto de Microeletrônica da Academia de Ciências da Rússia, e passou a manter forte colaboração com diversas outras instituições européias. Mais recentemente, se mudou para a University of Buffalo, do sistema de Universidades do Estado de Nova Iorque (SUNY, na sigla em inglês).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..