6 de agosto de 2015

Diagnóstico óptico de processos patológicos bucais

No início da tarde de 06 de agosto último, o pesquisador Luis Felipe Carvalho, pós-doutorando do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), apresentou a palestra Diagnóstico óptico de processos patológicos bucais, evento que foi organizado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Nesse seminário, o pesquisador abordou LUIS_FELIPE_300os aspectos relevantes de processos patológicos bucais em que se utilizam técnicas espectroscópicas. Além disso, Luis Carvalho mencionou alguns resultados envolvendo a utilização dos métodos de espectroscopia Raman e FT-IR*, em amostras in vivo e in vitro, bem como publicações recentes. Por fim, abordou o seu mais recente projeto voltado à utilização da espectroscopia Raman in vivo, em um sistema portátil para o diagnóstico de lesões bucais de maneira precoce, ou minimamente invasiva.

Luis Carvalho é graduado em Odontologia pela Universidade de Taubaté, mestre e doutor em Biopatologia Bucal pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, e doutor em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC – UFABC. O pesquisador, que recentemente concluiu seu pós-doutorado no FOCAS Institute, na Irlanda, tem experiência no diagnóstico de câncer e de outras lesões bucais, através de técnicas de espectroscopia, como, por exemplo, Espectroscopia Raman, FT-IR e análises estatísticas multivariadas.

*Espectroscopia Infravermelho com Transformada de Fourier (Fourier Transform Infrared Spectrometer, em inglês).