Notícias

6 de agosto de 2015

Avaliação institucional da CPA/USP

Decorreu nos dias 03 e 04 de agosto, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o 4º Ciclo de Avaliação Institucional USP – Período 2010-2014, onde um comitê avaliador, LOGOTIPO_IFSC_1000x825_200constituído pelos Assessores Externos, Profs. Drs. Fernando Lázaro Freire (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ), Jerson Lima da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Christoph Brüder (University of Basel – Suíça), foi escolhido pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA/USP)*, para executar uma análise institucional sobre nossa Unidade, em relação ao desenvolvimento acadêmico, a situação atual da Graduação e Pós-Graduação e as metas, a médio prazo do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), verificando o planejamento, a gestão acadêmica e administrativa do Instituto e a interação do mesmo com outras instituições, traçando os seus objetivos, a partir deste ano.

Na manhã do dia 03, o comitê se reuniu com o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor desta Unidade, e com outros docentes do IFSC, na Sala da Congregação do Instituto. Na ocasião, o Prof. Bonagamba fez uma apresentação de abertura, onde falou sobre a Universidade de São Paulo e o IFSC/USP, tendo abordado, por exemplo, o histórico desta Unidade, que surgiu como departamento de física na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Posteriormente, o IFSC integrou o Instituto de Química de São Carlos, tendo dado origem ao IFQSC (Instituto de Física e Química de São Carlos). Em 1994, ambas as Unidades adquiriram a sua autonomia própria, fator que tornou o IFSC/USP uma Unidade independente da Universidade de São Paulo.

Na oportunidade, Bonagamba TITO_2_350_avaliacao_cta_2015também falou sobre os diversos setores do IFSC/USP, incluindo sua infraestrutura, além do sucesso do Instituto na obtenção de financiamentos para a elaboração de suas pesquisas. Além disso, o diretor ressaltou a notável capacidade que esta unidade tem de transformar ciência básica em inovação. Há anos, nossos pesquisadores têm trabalhado intensamente com os aspectos puramente teóricos e com estudos experimentais, atuando também com pesquisa, desenvolvimento e inovação, enalteceu ele, tendo destacado a ampla variedade de opções que o físico tem para atuar, o que inclui oportunidades de emprego tanto na área acadêmica, quanto no setor industrial – hoje, vários ex-alunos do IFSC/USP, por exemplo, trabalham em companhias como Itaú, Philips, EMS, Microsoft, UOL, Opto Eletrônica ou Samsung.

Bonagamba também fez questão de salientar algumas das diversas atividades acadêmicas e culturais que esta Unidade tem promovido, incluindo o programa Universitário por 1 Dia, onde o IFSC recebe visitas de alunos do ensino médio, bem como a série Concertos-USP Filarmônica, iniciativa realizada pelo IFSC/USP, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos. À Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, Bonagamba ressaltou a importância da avaliação da CPA/USP, que oferece a oportunidade de se compreender, de uma maneira mais eficiente, a história do próprio Instituto, permitindo que os membros desta Unidade imponham novas metas, elevando cada vez mais o nível desta instituição. Essa avaliação é um tipo de atividade em que a Diretoria deve colocar todos os agentes de liderança em ação, para que nossas metas sejam estruturadas, pontuou.

COMITE_AVALIADOR_350_2Em seguida, os docentes do Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar – FCI falaram sobre seus respectivos grupos de pesquisa (confira as imagens AQUI). À tarde, foi a vez dos docentes do Departamento de Física e Ciência dos Materiais – FCM dissertarem sobre seus grupos aos Assessores Externos da CPA/USP (confira as imagens AQUI). Pelas 16h, o comitê visitou os laboratórios de pesquisa do IFSC/USP, ao lado dos Profs. Drs. Tito Bonagamba, Rirchard Garratt e Odemir Bruno.

No dia 04, o comitê assistiu às apresentações dos Profs. Drs. Luis Marcassa, Otavio Thiemann, Valtencir Zucolotto, José Carlos Egues e Richard Garratt, presidentes das diversas comissões do IFSC (confira as imagens AQUI). Em seguida, a banca avaliadora encontrou-se com alguns alunos do Instituto de Física de São Carlos, com quem manteve profícuos diálogos, tendo posteriormente realizado mais uma série de visitas em ambos os campi da USP São Carlos.

Análise da banca avaliadora

Quanto às opiniões emitidas pela banca BRUDER_1_250avaliadora à nossa reportagem, começamos pelo Prof. Christoph Brüder, que se mostrou impressionado com as pesquisas desenvolvidas no IFSC, bem como com os trabalhos e as responsabilidades das comissões. Foi muito interessante ver todos os membros e grupos da Unidade participando das iniciativas do Instituto. Fiquei bastante impressionado com isso, afirmou ele, elogiando a qualidade das pesquisas elaboradas pelos especialistas do IFSC.

FERNANDO_1_250Já o Prof. Fernando Freire, que conhece o Instituto há anos, destacou a aposta que o IFSC tem feito na internacionalização, já que, para ele, a maior parte das universidades brasileiras se fecha ao público interno. Sempre achei o Instituto de Física de São Carlos um dos melhores do Brasil e, após ter assistido às apresentações dos docentes, mantenho esta minha opinião, disse ele que, além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências, é integrante do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Por último, destaque para o Prof. Jerson Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, JERSON_1_250que participou da avaliação institucional pela segunda vez. De acordo com ele, em comparação com a última avaliação, a organização em torno das comissões progrediu ainda mais. Isso tem ajudado a melhorar a formação dos alunos e a aumentar a publicação de artigos, tanto na qualidade, quanto na quantidade, revelou o docente, que também sublinhou a particularidade do Instituto promover a interação entre a academia e as indústrias, uma relação cuja importância tem sido constantemente sublinhada, junto da comunidade do IFSC/USP. Atualmente, além de atuar na UFRJ, o docente é Diretor Científico da FAPERJ.

No dia 05 de agosto, coube à banca avaliadora submeter o relatório final da avaliação à Comissão Permanente de Avaliação da USP que, por sua vez, fará uma análise completa do documento, deliberando então sobre as observações e análises dos Assessores Externos.

*A CPA/USP é uma iniciativa da Universidade de São Paulo que envolve todas as suas unidades, que são regularmente analisadas por um comitê avaliador, a cada quatro anos, com o intuito de traçar as metas e os objetivos dessas instituições, para um futuro a médio prazo.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..