Notícias

4 de agosto de 2015

Começa a Advanced School G&GC 2015

Na tarde do dia 1º de agosto, decorreu no Hotel PUBLICO_GGC_2015_aberturaAnacã (São Carlos) a abertura da Advanced School on Glasses and Glass Ceramics (G&GC 2015), um evento promovido pela FAPESP* e organizado por membros do CeRTEV**, com o intuito de reunir estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, do Brasil e do exterior, que atuam na área de materiais vítreos e vitrocerâmicos.

A Escola, que congrega 95 alunos – 65 estrangeiros e 30 brasileiros – além de cerca de 15 docentes, tem como objetivo oferecer aos jovens pesquisadores uma visão global dos principais avanços científicos e tecnológicos na área em questão, bem como os problemas e perspectivas para pesquisas futuras. Para isso, o evento oferecerá, ao longo de nove dias, uma intensa programação com apresentações feitas pelos próprios estudantes, atividades práticas e visitas aos laboratórios de pesquisa dos campi da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Além disso, a Escola Avançada trará palestras ministradas por renomados cientistas do Brasil e do exterior, que abordarão diversos tópicos da citada área, como, por exemplo, fundamentos de estrutura, processos de relaxação, cristalização e propriedades, estrutura molecular, nano e microestrutura, processos dinâmicos, as propriedades mecânicas, ópticas, elétricas e biológicas dessas classes de materiais vítreos, entre outros temas. Os participantes da G&GC 2015 serão divididos em grupos de cinco ou seis membros que, com a ajuda de um professor ou pesquisador orientador, deverão apresentar um projeto de pesquisa no final do evento, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo desta semana.

Na abertura da Escola, os participantes assistiram a uma descontraída apresentação do Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto (UFSCar), um dos organizadores do evento, que falou sobre o CeRTEV e a cidade de São Carlos, tendo destacado os campi da USP e da UFSCar, algumas das grandes empresas sediadas na cidade, além das pesquisas sobre vidros desenvolvidas no Brasil, ao longo das últimas décadas.

Edgar_Zanotto__GGC_2015300Em entrevista à Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o docente da UFSCar ressaltou o difícil processo de seleção dos participantes, que foi baseado no currículo de cada um deles, o que permitiu escolher estudantes que se destacam na área de vidros e vitrocerâmicos. Fizemos uma seleção rigorosa. Mas as perspectivas para a G&GC 2015 são ótimas, porque temos alunos e professores de altíssimo nível, enalteceu ele, que também destacou o apoio do IFSC/USP à Escola, já que esta Unidade cederá o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, para a realização de grande parte das atividades da G&GC 2015.

O participante Matthieu Chazot, oriundo do Canadá, disse estar ansioso por conhecer novos especialistas que atuam na área e aprender sobre novas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de pesquisas com materiais vítreos. O jovem pesquisador também afirmou que a Escola é uma excelente ocasião para estabelecer novas parcerias. Já o seu colega Thorben Welter, que veio da Alemanha para participar da G&GC 2015, enfatizou o fato da Escola ser uma ótima oportunidade para descobrir novos métodos para se trabalhar com materiais vítreos. Além disso, destacou a oportunidade que terá para conhecer novos pesquisadores e renomados docentes que atuam na área de vidros e vitrocerâmicos.

Matthieu_GGC_2015_250Thoben_GGC_2015_250

A pesquisadora Tássia de Souza Gonçalves, Taissa_GGC_2015_200doutoranda do Instituto de Física de São Carlos, que também participa da Advanced School on Glasses and Glass Ceramics, comentou estar animada com o evento, já que a G&GC 2015 abordará as estruturas, bem como as propriedades dos materiais vítreos. A Escola será bastante importante, porque deverá ampliar o meu conhecimento na área de vidros, pontuou a jovem pesquisadora.

A G&GC 2015 decorre até o dia 09 de agosto, data em que os grupos apresentarão seus trabalhos finais.

*Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

**Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..