30 de julho de 2015

Workshop estimulou o ensino com kits didáticos

Ainda que de forma tímida, docentes já têm levado às salas de aulas atividades práticas, de modo a estimularem o interesse dos jovens pelas ciências e desmistificarem a ideia de que tais disciplinas se resumem apenas aos conteúdos teóricos. Foi neste contexto, que os pesquisadores Bruno Andrade Ono e Hilde Harb Buzzá, ambos do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), realizaram o Curso de treinamento de professores para o aprimoramento da prática de ciências em sala de sala, um workshop que decorreu entre os dias 13 e 17 de julho último, no Instituto, tendo se inserido na programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – 67ª SBPC*.

O minicurso, que foi supervisionado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP), reuniu cerca de quinze participantes, incluindo docentes e estudantes universitários que foram treinados com atividades práticas desenvolvidas através dos kits didáticos do programa Aventuras na Ciência. Esses conjuntos educativos, que envolvem as disciplinas de Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática, foram idealizados por professores da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Hilde Buzzá, que é doutoranda Hilde_300do IFSC/USP, enalteceu o sucesso do minicurso e o interesse que os participantes demonstraram em trabalhar com os citados kits. Às vezes o tempo para fazer determinado experimento já havia terminado, mas os participantes queriam continuá-lo, disse ela, acrescentando que os conteúdos práticos ajudam na memorização e aprendizado dos alunos. Normalmente, na sala de aula, os professores passam o conteúdo no quadro e os alunos têm que decorá-lo para as avaliações. Com os kits, ao invés de decorá-los, os alunos veem como que determinados experimentos funcionam.

BRUNO_ONO_300O estudante de mestrado do IFSC/USP, Bruno Ono, destacou a importância do uso dessas ferramentas práticas em sala de aula, uma vez que ajudam a desenvolver diversos conceitos. Com esses kits, ao invés de apenas assistir um professor descrevendo os conceitos de um assunto específico na lousa, o próprio estudante pode fazer os experimentos. Esses métodos ajudam a memorizar melhor os conteúdos oferecidos em sala de aula… os kits são totalmente interativos, concluiu.

De acordo com Hilde Buzzá, o uso de atividades práticas e lúdicas em sala de aula ainda é escasso, porém, há já incentivo para essa forma de ensino. Têm muitos sites que desenvolvem conteúdos interativos. Hoje, é muito mais fácil encontrar jogos educativos. Está começando a haver uma preocupação em relação a isso, mas as escolas ainda continuam tradicionais, avaliou, cogitando que futuramente poderá haver uma nova edição do minicurso.

Para obter mais informações sobre os kits didáticos, clique AQUI.

*Sexagésima sétima edição da Reunião Anual da SBPC, um dos maiores eventos de ciência da América Latina, que decorreu entre os dias 12 e 18 de julho, em São Carlos.

(Foto do minicurso: Arquivo pessoal)