Notícias

22 de julho de 2015

Participação intensiva do Grupo de Óptica do IFSC/USP

O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) participou intensamente da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2015), respeitado evento científico que aconteceu entre os dias 12 e 18 de julho último, na cidade de São Carlos, com base no tema Luz, Ciência e Ação, já que ao longo de 2015 se comemora o Ano Internacional da Luz, conforme decisão da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – UNESCO.

O IFSC na SBPC-Jovem

destsbpc2015-300Um dos destaques da participação do IFSC/USP na SBPC foi a presença do Grupo de Óptica na SBPC-Jovem, cuja comissão organizadora foi integrada por alguns dos docentes do Instituto. A tenda da SBPC-Jovem, localizada em um espaço de 2000m², ofereceu diversas atividades, muitas delas interativas, aos alunos do ensino fundamental e médio, que puderam compreender o que realmente são as ciências. Nessa tenda, os visitantes conheceram diversos projetos do Instituto de Física de São Carlos, incluindo o Circo da Ciência, bem como um trabalho que visa ao ensino da luz a pessoas com deficiência visual. A SBPC Jovem trouxe aos jovens uma parte das pesquisas que é feita em institutos espalhados pelo Brasil, disse Euclydes Marega Júnior, docente do IFSC/USP e membro da comissão organizadora da SBPC-Jovem, estimando que cerca de 30 mil visitantes tenham passado pela tenda.

O IFSC na ExpoT&C (CNPq e FAPESP)

Pelo fato da Reunião ter ocorrido em São Carlos e do IFSC manter um grande projeto com o CNP – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e com o INCT* – Instituto Nacional de Óptica e Fotônica -, o estande do Conselho foi inteiramente preenchido por livros, DVD’s e alguns dos equipamentos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto, incluindo os aparelhos com luz utilizados no tratamento de várias doenças, como osteoartrose, câncer de pele e bucal, patologias relacionadas à visão, entre outras – tendo alguns desses itens sido expostos, também, no espaço de exposições da FAPESP**.

Ao contrário da SBPC-Jovem EUCLYDESBPCJOVEM-300que, embora tivesse como foco os alunos de ensino fundamental e médio, atraiu igualmente um público variado, o ExpoT&C, por sua vez, teve o intuito de expor as novidades da ciência e tecnologia a pesquisadores e empreendedores. De acordo com Marega, a 67ª Reunião Anual da SBPC foi o maior evento científico já ocorrido na região de São Carlos. Isso é muito importante. São Carlos tem uma infraestrutura científica que é capaz de congregar esse tipo de evento, afirmou ele, tendo destacado o fato de a cidade ser conhecida como polo científico e tecnológico, principalmente por sediar importantes empresas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias, e universidades, como a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Planetário Itinerante

WILMA-PLANETARIO-300Os membros do Grupo de Óptica do IFSC/USP também instalaram o Planetário Itinerante da USP no Museu de Ciências Prof. Mario Tolentino, em São Carlos. O projeto, idealizado pela coordenadora de Difusão Científica, Dra. Wilma Barrionuevo (IFSC/USP), em conjunto com o coordenador do Museu, Dr. Paulo Roberto Milanez, é coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP). Segundo Wilma Barrionuevo, o número de visitantes ao Planetário foi tão positivo, que o projeto deverá ficar instalado no Museu até o mês de agosto. Por meio desse trabalho, esperamos que os estudantes e professores envolvidos possam entrar em contato com aspectos modernos e avançados da investigação científica. Esse projeto é mais um passo que damos no sentido de auxiliar na difusão eqüitativa do conhecimento e na aquisição, por parte dos estudantes, de múltiplas habilidades e competências. Esperamos que tais ações ampliem o campo de possibilidades que esses jovens irão ter no mercado de trabalho, e lhes concedam uma atitude mais eficaz e positiva frente aos inúmeros desafios da vida, disse ela.

PLANETARIO500

Segundo Paulo Milanez, o PlanetárioPAULO-MUSEU-300 sempre foi uma grande ambição do Museu, que é um espaço que atrai um público bastante diversificado. O Planetário é fantástico, porque nos abre um leque muito grande para mostrarmos às pessoas algumas coisas que são difíceis de serem vistas concretamente, explicou ele. Além disso, Milanez revelou que o conceito do Planetário Itinerante vai ao encontro do objetivo do espaço municipal, que é o de levar ciência para todos. Ainda de acordo com ele, cerca de mil pessoas visitaram o Planetário durante a primeira semana da instalação, no Museu. Mesmo com seis apresentações diárias, não estamos dando conta do número de visitantes. A procura tem sido muito grande, concluiu ele.

PLANETARIOINTERNO-500_CREDITOS_-_WILMA_BARRIONUEVO

Parte interna do Planetário Itinerante (Crédito: Wilma Barrionuevo)

Projeto com medalhistas da OBFEP-2013

Há alguns anos, docentes da USP, Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveram kits que hoje fazem parte do programa Aventuras na Ciência, cujo intuito é despertar a curiosidade dos alunos para as áreas de Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática, abordando a parte prática dessas áreas, de forma a desenvolver o raciocínio, trabalhar o espírito criativo e melhorar o aprendizado de alunos. Ao longo do último ano, Wilma Barrionuevo trabalhou com vários estudantes, medalhistas na Olimpíada de Física das Escolas Públicas (OBFEP-2013), que, com o apoio de docentes, desenvolveram videoaulas com os citados kits. Recentemente, cinco docentes e doze alunos que fizeram parte desse projeto foram selecionados pela coordenadora e premiados com a oportunidade de participarem de vários eventos da 67ª Reunião da SBPC, além de outros projetos.

MARA-OBFEP-OPTICA300A Profa. Mara Cristina de Morais Garcia, que é de Goiânia (GO), foi uma das professoras que pôde orientar um dos alunos. Para ela, essa iniciativa nada mais é do que um estímulo aos estudantes que, com os kits, entendem a ciência de outra maneira. Foi um trabalho fantástico. Esse projeto ajudou a mostrar que, embora a física seja uma ciência difícil, muitas visões sobre ela são distorcidas, já que a física está presente em nosso dia a dia, disse a professora, que atua no Colégio da Polícia Militar de Goiás “Polivalente Modelo Vasco dos Reis” – CPMG.

ALUNOOBFEP-OPTICA300O estudante Matheus Sereno, de Viçosa (MG), foi um dos alunos selecionados por Wilma Barrionuevo para esse projeto. O jovem, de 17 anos, destacou a experiência em ter participado de diversas atividades relacionadas à Física, durante uma semana. Pude conhecer lugares que jamais imaginei visitar. Ter visto na prática o que tinha visto apenas na teoria foi uma experiência muito gratificante, disse ele, que também gostou de ter assistido à palestra O Universo da Luz, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Herch Moyses Nussenzveig, durante a Escola de Física Contemporânea – EFC-2015, evento que foi realizado no IFSC/USP, na última semana, com o objetivo de imergir alunos do ensino médio no mundo da física.

Confira, abaixo, mais algumas imagens:

SBPC-Jovem:

01-250SBPCJOVEM 02-250SBPCJOVEM

03-250SBPCJOVEM 04-250SBPCJOVEM

Cliqur AQUI, para conferi-las em maior resolução.

Estande do CNPq e da FAPESP:

05-250SBPCCNPQ 06-250SBPCCNPQ

07-250SBPCCNPQ 08-250SBPCCNPQ

09-250SBPCFAPESP 010-250SBPCFAPESP

Clique AQUI, para conferi-las em maior resolução.

*Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia;

**Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..