16 de julho de 2015

Aulas e palestras mobilizam alunos

Durante os dias 13 e 14 de julho, os participantes da Escola de Física Contemporânea – EFC 2015 iniciaram as suas atividades, assistindo a aulas teóricas e práticas, além de participarem em palestras ministradas por docentes do Instituto de Física de São Carlos. Logo no período da manhã do dia 13, o Prof. Dr. Leonardo Maia, do MAIA3002Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do IFSC/USP, ministrou uma aula teórica que abordou Física Estatística, o que não é tarefa fácil dissertar sobre o assunto com jovens sem uma formação matemática de nível superior. Maia falou sobre fontes de variabilidade no mundo físico, onde existem comportamentos imprevisíveis que podem apresentar uma variedade muito grande em sistemas caóticos. Além disso, o docente explicou como extrair conhecimento válido a partir de dados não confiáveis, tendo também descrito o mundo físico. Essa abordagem é muito importante, pois a própria noção de evidência, segundo ele, muitas vezes está correlacionada com a variabilidade.

3HERBERT350Pelas 14h, na Sala do Conhecimento (IFSC/USP), os alunos participaram de uma aula prática sobre Física Geral, com o educador Herbert João, de nossa Unidade, que apresentou algumas técnicas de Física Básica, incluindo mecânica, ondas, óptica e termodinâmica, complementando a programação da Escola, já que, ao longo desta semana, outras atividades permitirão que os alunos aprendam ainda mais sobre outras áreas, como, por exemplo, Física Moderna e Eletromagnetismo. Nesta aula prática, Herbert João também discutiu as diferentes abordagens da Física no ensino médio e na graduação, destacando os principais tópicos da Física, que são normalmente estudados pelos alunos do Instituto de Física de São Carlos.

AULAHERBERT-500

A programação do 4ZUCOLOTTO350segundo dia da EFC – 2015 encerrou-se após a palestra intitulada “Nanomedicina e Nanotoxicologia: Conceitos, Aplicações e Avanços”, ministrada pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP. A nanotecnologia tem crescido e apresentado inúmeras inovações, principalmente, na área médica, possibilitando o desenvolvimento de técnicas para o combate de doenças, como, por exemplo, de tumores, além da elaboração de biossensores e genossensores, dispositivos capazes de detectarem doenças de forma precoce, ou preditiva. Para explicar a nanotecnologia a esses estudantes do ensino médio, Zucolotto utilizou uma linguagem mais simples, com a finalidade de despertar a curiosidade desses jovens, com o intuito de motivá-los a seguirem em frente na academia e, inclusive, a integrarem, futuramente, o Instituto de Física de São Carlos e a própria Universidade de São Paulo. Assim, o docente mostrou exemplos de pesquisas e outras atividades que são comumente realizadas no Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto (GNano/IFSC).

5RODRIGO350Por seu turno, ao longo do dia 14, os trinta alunos selecionados tiveram aulas sobre Eletromagnetismo. No período da manhã, o Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Pereira, um dos organizadores da Escola de Física Contemporânea, apresentou os aspectos teóricos de alguns temas, envolvendo Eletromagnetismo, como, por exemplo, conceitos básicos de eletricidade e de magnetismo. Além disso, ensinou como calcular a queda de potencial em resistores. Os participantes também tiveram uma breve introdução teórica sobre a coleta de dados em laboratório, o fato de nem sempre haver precisão infinita em medidas, e a existência de flutuações estatísticas. Na tarde do mesmo dia, os alunos participaram de uma aula prática sobre o mesmo tema, que ocorreu no Laboratório de Ensino do IFSC/USP – o mais avançado de nosso Instituto -, onde puderam realizar experimentos com montagens de circuitos elétricos, incluindo componentes resistores tradicionais, além de circuitos ressonantes (RLC), processo em que os alunos mapearam a curva de ressonância, utilizando equipamentos mais avançados que raramente são apresentados aos estudantes, ao longo do ensino médio. Esta atividade foi aplicada ALESSANDRO350por alguns dos organizadores da Escola, sendo eles os Profs. Drs. Rodrigo Pereira, Fernando Paiva, Frederico Brito e Sérgio Muniz.

Por fim, pelas 19h30, o Prof. Dr. Alessandro Nascimento (IFSC/USP) apresentou a palestra intitulada “Biologia Estrutural: Introdução e Aplicações”, onde explicou o conceito da Biologia Estrutural, a estrutura de macromoléculas biológicas, além de técnicas comumente utilizadas nesta área. Além disso, o docente, que atua no Grupo de Biotecnologia Molecular do IFSC, abordou a densidade eletrônica, a radiação síncrotron e as aplicações das macromoléculas.

EFC2015-AULAPRATICA1250EFC2015-AULAPRATICA2250