Notícias

26 de junho de 2015

Pulsos de femtossegundos e processos ópticos não lineares

Realizou-se no dia 26 de junho outra edição do Colloquium diei, onde o Prof. Dr. Cleber Renato Mendonça, do Grupo de Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou a palestra Pulsos de femtossegundos e processos ópticos não lineares, um evento que decorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do IFSC/USP.

Ao longo da história da óptica e até recentemente, acreditava-se que todo meio óptico fosse linear, ou seja, que os processos ópticos pudessem ser descritos por uma polarização induzida proporcional à amplitude do campo elétrico da luz. Contudo, a partir do desenvolvimento do laser foi possível estudar a interação da luz com a matéria no regime de altas intensidades, permitindo observar que meios ópticos respondem de maneira não linear com a amplitude do campo incidente.

Sendo assim, a óptica não linear estuda fenômenos que ocorrem como consequência da modificação das propriedades ópticas de um sistema material pela presença de luz intensa, tipicamente obtida com lasers de pulsos ultracurtos. A partir de então, vários efeitos não lineares foram descobertos, o que permitiu aprofundar o conhecimento a respeito da interação da luz com a matéria, bem como uma revolução tecnológica em óptica com implicações em diversas áreas.

CLEBER_MENDONA_350Em sua palestra, Mendonça apresentou alguns aspectos da interação não linear da luz com a matéria, incluindo problemas, como as mudanças induzidas pela luz nas propriedades ópticas de um meio, com ênfase para o fenômeno de absorção multi-fotônica, tendo discutido como esse processo contribui para estudos de espectroscopia óptica em sistemas moleculares, com consequências no desenvolvimento de materiais, visando às aplicações em dispositivos fotônicos. Por último, ele mostrou como as características peculiares do processo de absorção multi-fotônica podem ser exploradas para aplicações em diversas áreas do conhecimento.

Cleber Mendonça obteve sua graduação, seu mestrado e doutorado em física pela USP, tendo realizado pós-doutorado no College of Optics and Photonics – CREOL (USA) e na Harvard University (USA). Ele tem experiência na área de óptica, com ênfase em processos não lineares e pulsos ultracurtos, atuando principalmente no estudo de não linearidades ópticas em materiais e microfabricação com pulsos de femtossegundos.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..