13 de junho de 2015

Universidade vai oferecer disciplinas da graduação em língua estrangeira

A Universidade de São Paulo irá oferecer disciplinas optativas livres, em língua estrangeira, nos seus cursos de graduação, a partir do segundo semestre deste ano, uma resolução que foi aprovada recentemente pelo Conselho de Graduação.

Para o Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, essa decisão reflete uma mudança de paradigma, já que até agora só era permitida a oferta de uma disciplina em língua estrangeira, caso a mesma fosse também oferecida em língua portuguesa, o que inviabilizava, em grande parte, a iniciativa. Com essa nova possibilidade, a USP dá um passo importante para a modernização do ensino de graduação, fortalecendo o seu processo de internacionalização, pontuou o dirigente.

A criação das novas disciplinas é de responsabilidade das Unidades de Ensino e Pesquisa, mediante aprovação pelo colegiado e adequação à legislação específica. Para os cursos que exigem carga horária em disciplinas optativas livres, cada Unidade precisa garantir o número de disciplinas em língua portuguesa suficiente para a conclusão do curso.

Embora não havendo, de momento, uma estimativa do número de disciplinas que serão ofertadas, Antonio Carlos Hernandes afirmou que a expectativa é grande, já que praticamente todas as Unidades da Universidade de São Paulo possuem grande parte de docentes fluentes no idioma inglês, além de professores de origem estrangeira que poderão ministrar disciplinas em tópicos especiais.