3 de junho de 2015

Pesquisador discute a descoberta do bóson de Higgs e SMEFT

Decorreu no dia 03 de junho, pelas 16h30, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), mais uma edição do High energy physics seminars, onde o pesquisador Diogo Boito, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), ministrou o seminário The Higgs discovery and the effective theory of the Standard Model.

A descoberta do bóson de DIOGO_BOITO_350Higgs no The Large Hadron Collider (LHC), em 2012, foi a principal conquista da Física de Partículas durante os últimos anos. Desde então, os físicos que atuam nessa área têm tentado entender, em detalhes, as propriedades do novo estado, incluindo sua massa, números quânticos, e a forma como ocorre sua interação com outras partículas já conhecidas no mundo da ciência. Neste âmbito, em seu seminário, Boito falou sobre a descoberta do bóson de Higgs, tendo discutido a ferramenta Standard Model Effective Field Theory – SMEFT.

Diogo Boito tem graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela USP, e mestrado e doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Espanha. O pesquisador, que é pós-doutorando do IF/USP, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, atua com ênfase em física das partículas elementares e campos.