3 de junho de 2015

18ª Feira de Profissões do CIEE

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, a Bienal do Parque Ibirapuera de São Paulo foi sede da 18ª Feira de Profissões do CIEE, que reuniu dezenas de universidades e milhares de estudantes de todo o Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a única universidade pública da Feira, sendo que todas as Unidades do campus da USP de São Carlos estiveram presentes para apresentar seus cursos de graduação.

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) foi representado através do docente João Renato Muniz, do educador Herbert Alexandre João e do aluno de pós-graduação Bruno Ono.

De acordo com Herbert, o foco do IFSC na Feira em questão foi chamar a atenção para possibilidades de carreira que o IFSC pode oferecer a seus estudantes, tanto no que diz respeito à Academia quanto ao mercado de trabalho. “Investimos bastante em informações a respeito da vida profissional de nossos egressos e, para isso, utilizamos folders e um banner institucional com exemplos de empresas multinacionais e spin-offs que contam com ex-alunos nossos em seus quadros”, conta o educador. “Um dos pontos que abordamos para diferenciar os cursos de física oferecidos pelo IFSC e pelo IF/USP [ Instituto de Física da USP de São Paulo] foi o caráter multidisciplinar de nosso Instituto”.

Feira_CIEE_2015-_palestra_Joao_RenatoAinda com foco na divulgação de oportunidades de trabalho para físicos, o IFSC promoveu a palestra “A física no mercado de trabalho”, ministrada por João Renato, e que lotou os 100 lugares disponíveis no auditório da Bienal. “A palestra foi sucesso total! Os assentos foram esgotados, vários participantes procuraram nosso estande posteriormente, e boa parte deles se inscreveu para fazer uma visita ao IFSC”, relembra Herbert.

Sobre isso, Herbert adiantou que, em breve, o Instituto promoverá uma visita para a qual serão convidados exclusivamente os alunos que se inscreveram através da Feira de Profissões do CIEE, e também para os eventuais interessados que participarão da Feira de Profissões da USP em Lorena (SP) nos dias 25 e 26 de junho. “Nossa ideia é fazer um dia de Casa Aberta exclusivo para esses alunos, possibilitando o contato deles com nossos alunos e nossa infraestrutura, incluindo os laboratórios de pesquisa”, adianta Herbert. “Aproximadamente 120 alunos preencheram um formulário para oficializar seu interesse em conhecer o IFSC”.

Segundo Herbert, um diferencial da Feira em questão foi a presença majoritária de alunos de escolas públicas. “Por ter sido uma Feira que contou com a participação de várias universidades, além de promover estágios para alunos do ensino médio, a maior parte foi composta por alunos de escolas públicas, sendo que muitos deles não tinham conhecimento sobre como ingressar na USP, e sobre o fato de ela ser uma universidade gratuita”, conta Herbert.

O pequeno espaço reservado à USP São Carlos- um stand de 5 m² abrigou todas as Unidades- não impediu que o campus se destacasse no evento. Prova disso foi a matéria publicada pelo Diário Oficial de São Paulo sobre a Feira, na qual o IFSC foi citado e fotografado com destaque.

Imagem: palestra proferida pelo docente do IFSC João Renato Muniz durante a Feira. Créditos: Herbert João e João Renato Muniz