3 de junho de 2015

As vantagens das nanopartículas híbridas à base de sílica

Em mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Dr. Juan Vivero-Escoto, do Department of Chemistry, da The University of North Carolina at Charlotte (UNC Charlotte), Estados Unidos, ministrou a palestra Silica-based Hybrid Nanoparticles: Novel Alternative for Photodynamic Therapy and Drug Delivery for Cancer Treatment, um evento que decorreu no dia 03 de junho, pelas 13h, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica.

JUAN_VIVERO-ESCOTO_350Os recentes avanços na síntese e caracterização de materiais funcionais, em escala nanométrica, viabilizaram a aplicação desses componentes em diversas áreas, incluindo a biológica e biomédica. Emergentes nanopartículas inorgânicas, tais como nanotubos de carbono, pontos quânticos, ou nanopartículas supermagnéticas, têm sido amplamente utilizadas em pesquisas biomédicas para o diagnóstico e terapia de tumores malignos.

Entre as principais aplicações terapêuticas dos nanomateriais inorgânicos, destacam-se o processo de entrega de medicamentos, termoterapia e terapia fotodinâmica. Nesse âmbito, Juan Vivero-Escoto discutiu sua nova pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e aplicar essas nanopartículas na terapia fotodinâmica e entrega de drogas para o tratamento do câncer.

O Dr. Vivero-Escoto, que atualmente é professor assistente de química na UNC Charlotte, tem graduação e mestrado em Engenharia Química pelo National Polytechnic Institute of Mexico, doutorado em química pela Iowa State University, Estados Unidos, e pós-doutorado pela UNC Charlotte.