28 de maio de 2015

Plataforma online permite publicação de artigos de forma gratuita

Com o propósito de facilitar o acesso a produções científicas, a Editora Blucher desenvolveu o Blucher Open Access, uma plataforma online onde pesquisadores podem publicar suas produções científicas digitalmente, de forma gratuita e de fácil acesso, permitindo que qualquer leitor confira essas publicações na íntegra.

Além de assegurar o direito autoral dos trabalhos, a Editora identifica cada capítulo das publicações com um Digital Object Identifier – DOI, método de identificação única e permanente de conteúdos acadêmicos disponibilizados na internet, que também é registrado no DOI Foundation, fundação mundial responsável pelo citado selo.

Antes de serem disponibilizadas no site, as publicações são avaliadas pelo comitê editorial da Blucher. Para isso, é necessário que, ao enviarem os trabalhos, os autores anexem uma carta da banca avaliadora da tese ou dissertação, indicando o texto para publicação. Os projetos submetidos, que não têm indicações, são avaliados pelo comitê editorial da Blucher, que analisa a qualidade e as características mercadológicas dos trabalhos, bem como a nota que a CAPES* dá aos cursos de pós-graduação que originam essas publicações.

Apesar de o Blucher Open Access ter como foco a publicação online, a Editora também atende aos pedidos dos autores que necessitam das publicações em formato impresso, através de seus serviços pagos.

Para saber mais sobre o Blucher Open Access, acesse AQUI.

*Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.