20 de maio de 2015

Educação no Brasil vista pelo “The Guardian”

Numa extensa matéria publicada no dia 18 de maio, em um encarte especial (The Report Company) com 28 páginas, o prestigiado jornal diário britânico The Guardian incidiu sua atenção na Educação, Ciência e Tecnologia desenvolvidas no Brasil nos últimos anos, fazendo links diretos com inovação, internacionalização e setor produtivo. O The Report Company publicou, ainda, uma extensa entrevista com o Prof. Glaucius Oliva (IFSC/IFSC), onde o docente teve oportunidade de abordar diversas temáticas relacionadas às áreas de ciência e tecnologia, além de uma breve retrospectiva de seu mandato como presidente do CNPq, .

Com sugestivo título inicial Lançando bases para a mudança, a reportagem começa por enfatizar o esforço que o governo brasileiro tem feito para oferecer uma educação de qualidade à população e o intercâmbio entre instituições acadêmicas e o setor produtivo, visando o desenvolvimento nacional, que, segundo o jornal, nem sempre foi uma aposta bem sucedida, mas que agora parece estar no centro das atenções, até pela pressão feita por uma sociedade mais jovem e dinâmica, que encontrou nas ruas o eco de seu clamor.

Ao fazer um rápido percurso pela política brasileira, principalmente nos últimos dez anos, o The Guardian sublinha os altos e baixos na popularidade de seus políticos, a crise econômica que assolou o país e o mar de burocracia que quase afoga os brasileiros, apontando como a solução mais urgente a aposta forte que deverá ser feita qualitativamente na área da Educação.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos temas focados pelo jornal, complementado com outras áreas, que vão da modernização, inovação e internacionalização das universidades, à concorrência cada vez mais notória entre as instituições de ensino superior público e privado, culminando na desejável interligação entre universidades e indústrias, argumantando-se que a agilidade do setor privado é susceptível de criar um irreconhecível futuro para a educação em massa da juventude no Brasil, na próxima década.

O The Guardian classifica, ainda, a cidade de São Paulo como a Terra da Inovação, salientando o fato do Estado estar investindo pesadamente em treinamento e logística para criar um terreno fértil para que novas empresas tecnológicas se estabeleçam no país, citando, inclusive, o Prof. Celso Laffer, atual Presidente da FAPESP, quando este enaltece o fato do Estado de São Paulo gastar 1,6% do seu PIB nas áreas de ciência e pesquisa, ou seja, o mesmo que alguns países europeus disponibilizam para essas áreas. Com base nessa constatação, o jornal passa também a enaltecer a USP como uma das melhores universidades do mundo.

Além de Celso Laffer, o The Guardian ouviu outras personalidades do mundo acadêmico e científico, como foram os casos de Jorge Tadeu (Reitor da UNICAMP), Marilza Vieira Cunha Rudge (Reitora da UNESP), Marco Antonio Zago (Reitor da USP), Paulo Gadelha (Presidente da Fiocruz), Mauricio Lopes (Presidente da Embrapa) e Glaucius Oliva docente e pesquisador do IFSC/USP e ex-presidente do CNPq (acesse aqui o encarte especial do The Guardian).

Entrevista a Glaucius Oliva

Outro grande destaque do The Report Company foi a entrevista feita ao Prof. Glaucius Oliva. Ao considerar o nosso docente como um dos maiores pesquisadores brasileiros, o The Guardian destaca Glaucius Oliva como docente do Instituto de Física de São Carlos e dos esforços feitos na sua recente missão de ter conduzido os destinos do CNPq ao longo dos últimos quatro anos.

Na entrevista, Glaucius Oliva fala sobre a educação no Brasil, o papel e a missão do CNPq, os sucessos do programa Ciência sem Fronteiras, investimento das empresas em pesquisa, internacionalização e, por último, as possibilidades do Brasil trabalhar mais estreitamente com o Reino Unido na área científica.

Uma entrevista que merece ser lida, clicando AQUI.